Laranja Moro ou Morosil®: Entenda para que serve e quais os seus benefícios!

Laranja Moro ou Morosil®: Entenda para que serve e quais os seus benefícios!

A laranja moro é um fruto cultivado na Itália, mais precisamente na Sicília. Ela é composta por uma quantidade muito elevada de antocianinas, nutrientes responsáveis pela coloração avermelhada e com importantes funções no organismo, como explicaremos a seguir. 

Esses nutrientes têm sido fortemente pesquisados pela literatura científica ao redor do mundo, uma vez que a quantidade e tipo de antocianinas presentes neste fruto são o que tornam a laranja moro um alimento tão interessante. 

Além disso, os principais compostos presentes na laranja moro são biologicamente ativos, o que significa que eles são capazes de atuar ativamente nos processos relacionados à inflamação e estresse oxidativo, auxiliando na redução desses processos no organismo. Para entender melhor, o estresse oxidativo pode causar danos às células e levar a processos inflamatórios, além de doenças crônicas, envelhecimento precoce e outros problemas de saúde. 

De fato, estes resultados podem ser vistos em alguns estudos publicados recentemente, que demonstraram a participação da suplementação com laranja moro na melhora do perfil sanguíneo de lipídios (gordura), de glicose (açúcar no sangue) e na pressão arterial, além de estar associada à melhora da sensibilidade à insulina. Por consequência, alguns trabalhos também demonstram que essa suplementação pode apresentar benefícios para a obesidade, diabetes e hipertensão.

Isso tudo está associado, especialmente, ao potente efeito antioxidante das antocianinas presentes na laranja moro, que parece ser responsável por reduzir o acúmulo de lipídios/gordura em adipócitos (células de gordura) a partir da modulação de fatores que regulam esse processo. 

Sendo assim, aliada a um estilo de vida saudável, as antocianinas podem desempenhar um papel na regulação das células de gordura, por meio da modulação de vias antioxidantes.   Outros estudos também demonstram um papel importante da suplementação com extrato de laranja moro no peso corporal e medidas da cintura e quadril.

No entanto, considerando que existem diferentes métodos para analisar todos esses fatores, bem como diferentes doses e tempo de suplementação, características dos indivíduos estudados como idade, alimentação, entre outros fatores, além do nível de absorção de cada indivíduo, os resultados dos estudos podem ser muito diversos. Sendo assim, é importante tomar cuidado na hora de avaliar e interpretar essas pesquisas. 

Além disso, deve-se levar em consideração a concentração de antocianinas presentes na dose suplementada, uma vez que estas serão responsáveis pelos possíveis benefícios desse produto no organismo. 

Por fim, vale mencionar sobre a importância de manter hábitos alimentares saudáveis e a prática regular de exercício físico, a fim de se manter uma boa saúde. Os suplementos devem ser aliados da mudança de comportamento e não a única mudança.

Ah, e para quem não sabe, o Morosil® também se trata do extrato de laranja moro, no entanto, ele possui um registro e é comercializado por empresa específica.  

 

Referências:

Briskey D, Malfa GA, Rao A. Effectiveness of “Moro” Blood Orange Citrus sinensis Osbeck (Rutaceae) Standardized Extract on Weight Loss in Overweight but Otherwise Healthy Men and Women-A Randomized Double-Blind Placebo-Controlled Study. Nutrients. 2022 Jan 18;14(3):427. doi: 10.3390/nu14030427. PMID: 35276783; PMCID: PMC8838101.

Cardile A., Graziano A.C.E., Venditti A. Clinical evaluation of Moro (Citrus sinensis (L.) Osbeck) orange juice supplementation for the weight management. Nat. Prod. Res. 2015;29:2256–2260. doi: 10.1080/14786419.2014.1000897

Nishioka A, Tobaruela EC, Fraga LN, Tomás-Barberán FA, Lajolo FM, Hassimotto NMA. Stratification of Volunteers According to Flavanone Metabolite Excretion and Phase II Metabolism Profile after Single Doses of ‘Pera’ Orange and ‘Moro’ Blood Orange Juices. Nutrients. 2021 Jan 30;13(2):473. doi: 10.3390/nu13020473. PMID: 33573276; PMCID: PMC7910827.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *