Você sabe quais são os fatores que auxiliam para a obesidade?

Você sabe quais são os fatores que auxiliam para a obesidade?

De acordo com o “Centro de Controle e Prevenção de Doenças” dos Estados Unidos, uma organização de serviços baseada em ciência, muitos fatores podem contribuir para o ganho de peso em excesso, incluindo padrões alimentares, atividade física e rotina de sono.

Como podemos ver a partir da imagem acima, o equilíbrio entre esses três fatores é fundamental para evitar o ganho de peso em excesso.

Neste sentido, vamos falar um pouco sobre cada tópico:

Alimentação 

Uma alimentação com diversas cores de frutas, verduras e legumes fornecem diversos nutrientes ao seu organismo, possibilitando que ele funcione da melhor forma possível e consiga desenvolver suas atividades adequadamente. Além disso, um equilíbrio entre os macronutrientes (proteínas, gorduras e carboidratos) é essencial por diversos fatores, que abordaremos em outro artigo. 

Mas não se esqueça: Restringir um grupo alimentar (exceto em caso de necessidade extrema) pode não ser benéfico para a sua saúde e pode não ser uma estratégia eficaz para a perda de peso, especialmente porque não é possível manter essa restrição por muito tempo. Ainda, vale lembrar que a restrição de grupos alimentares ou alimentos específicos pode aumentar seu “desejo” sobre um efeito inverso ao seu objetivo.

Atividade física

A atividade física também é fundamental, uma vez que ela pode contribuir para a manutenção do peso saudável e do bem-estar geral. Além disso, ela é um fator chave para a prevenção e o controle de doenças como as cardiovasculares, diabetes tipo 2 e vários tipos de cânceres. 

Outro ponto importante é que a atividade física também beneficia a saúde mental, incluindo prevenção do declínio cognitivo e sintomas de relacionado a depressão e ansiedade, o que, de forma indireta, também pode auxiliar na alimentação, uma vez que sintomas de ansiedade têm demonstrado prejudicar a escolha e o aumento na ingestão de alimentos.  

Sono

Por fim e não menos importante, o sono adequado e suficiente também exerce um papel fundamental no controle do peso. Diversos estudos têm apresentado evidências sobre a forte relação entre o sono insuficiente e o controle da ingestão alimentar indicando que, neste caso, pode existir tanto o aumento da ingestão de alimentos pelo aumento do “tempo acordado”, quanto pelo aumento da fome e do apetite. 

Portanto, a boa relação entre esses três fatores é fundamental para o gerenciamento adequado do peso.

Lembrando que, como já abordamos em outros artigos, a idade, genética, doenças existentes, medicamentos e ambiente também podem contribuir para o sobrepeso e obesidade.

Até a próxima.

Dra Priscila Carvalho – Nutricionista

Referências:

Crispim CA, Zalcman I, Dáttilo M, Padilha HG, Tufik S, de Mello MT. Relação entre Sono e Obesidade: uma Revisão da Literatura. Arq Bras Endocrinol Metab. 2007;51/7:1041-1049.

OMS. Diretrizes da OMS para atividade física e comportamento sedentário: num piscar de olhos. 2020. Acesso em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/336657/9789240015111-eng.pdf

Lee JH, Cho J. Sleep and Obesity. Sleep Med Clin. 2022 Mar;17(1):111-116. doi: 10.1016/j.jsmc.2021.10.009. Epub 2022 Jan 3. PMID: 35216758.

CDC. Causes of obesity. Center of Disease Control and Prevention. Acesso em: https://www.cdc.gov/obesity/basics/causes.html#:~:text=Obesity%20affects%20children%20as%20well,medications%20also%20play%20a%20role.

CDC. Finding a Balance of Food and Activity. Center of Disease Control and Prevention. Acesso em: https://www.cdc.gov/healthyweight/calories/index.html

 

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *