Potenciais efeitos do extrato de café verde para a saúde

Potenciais efeitos do extrato de café verde para a saúde
Smiling Middle Aged Woman Holding Vitamin Capsule And Glass Of Water

Vocês já ouviram falar no café verde?

O café verde é um alimento conhecido por seus diversos benefícios para a saúde. Isso se dá, especialmente, pelos altos teores de ácido clorogênico, nutriente que tem apresentado diferentes atividades no organismo, como antioxidantes, antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias. Além disso, o ácido clorogênico também está associado à redução da absorção de glicose (açúcar)  no intestino.

Isso se torna interessante, especialmente porque, após uma refeição, se a concentração de glicose no sangue for superior à necessária, irá ocorrer a glicogênese hepática, ou seja, o carboidrato ou açúcar consumido poderá ser estocado nas células. No entanto, existe um limite de armazenamento, e quando este se excede, a glicose entra nos adipócitos (células de gordura) e pode ser armazenada como reserva de gordura. Portanto, esses compostos podem ser interessantes para auxiliar na redução desse processo.

Ainda, o ácido clorogênico também tem sido associado ao auxílio da perda de peso e gordura corporal. Alguns estudos indicaram uma redução significativa desses fatores após um período de suplementação de extrato de café verde, sugerindo que pode ser uma suplementação interessante para quem busca esse objetivo, especialmente quando associado a melhora de outros comportamentos de saúde. 

Outro papel desse nutriente está associado à modulação na percepção do sabor doce, ou seja, pode influenciar na percepção desse sabor. E como isso funciona? Bom, basicamente o ácido clorogênico parece interagir com os receptores de sabor doce, aumentando a sensibilidade a esse sabor. Neste sentido, menores concentrações de açúcar serão necessárias para uma mesma percepção de sabor doce. Interessante, não acham? 

Além do ácido clorogênico, a teofilina, teobromina e cafeína (em pequenas quantidades) também estão presentes no grão de café verde e são considerados estimulantes naturais. Ainda, podemos encontrar os flavonóides e taninos, importantes antioxidantes com diversos papéis no organismo.  

Gostaram do conteúdo? 

Só não se esqueçam de um ponto importante: nenhum nutriente por si só é capaz de melhorar drasticamente a nossa saúde, e são necessárias mudanças no estilo de vida, como melhora da alimentação e prática de exercícios físicos para que bons resultados aconteçam.

Ah, e lembrem-se de buscar orientação profissional antes de iniciar o consumo de compostos ou suplementos alimentares, que vocês encontram acessando nossa loja online de suplementos

O consumo de extrato de café verde não é recomendado para gestantes, lactantes e crianças, além de indivíduos com algumas condições de saúde, como hipertireoidismo, ansiedade, gastrite e úlceras, por exemplo. 

Referências

Pimpley V, Patil S, Srinivasan K, Desai N, Murthy PS. The chemistry of chlorogenic acid from green coffee and its role in attenuation of obesity and diabetes. Prep Biochem Biotechnol. 2020;50(10):969-978. doi: 10.1080/10826068.2020.1786699. Epub 2020 Jul 7. PMID: 32633686.

Vinson, J.A., Burnham, B.R., Nagendran, M.V. Randomized, double-blind, placebo-controlled, linear dose, crossover study to evaluate the efficacy and safety of a green coffee bean extract in overweight subjects. Diabetes Metab SyndrObes. 2012; 5:21-7.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *