Tabela nutricional e rótulos: O que você precisa saber?

Tabela nutricional e rótulos: O que você precisa saber?
Young Caucasian housewife wearing eyeglasses holds basket and looks at composition indicated on product. Side view. Concept of shopping and consumerism.

Quando você vai ao supermercado, você tem o hábito de avaliar o rótulo do que está comprando? E você sabe o que todas aquelas informações podem significar? 

Segundo a legislação vigente, todo produto que tenha sido embalado na ausência do consumidor, obrigatoriamente, deve conter rótulos! Os rótulos são ferramentas importantes de comunicação entre a indústria e o consumidor, e trazem informações sobre composição, fabricação e consumo que podem auxiliar a realização de escolhas saudáveis.  

Portanto, trouxemos um guia prático para te auxiliar a interpretar tais informações ao seu favor: 

  • FIQUE ATENTO À LISTA DE INGREDIENTES: A lista de ingredientes é sempre descrita de forma decrescente, ou seja, ingredientes utilizados em maior quantidade estarão sempre no início da lista. Também é importante atentar-se a quantidade de ingredientes utilizada, listas de ingredientes muito extensas costumam não ser um bom sinal. Por fim, preste atenção na presença de nomes que você não conheça. Estes são aditivos químicos, geralmente utilizados para fins de conservação ou intensificação de sabor, cheiro ou textura, e que podem ser prejudiciais à saúde. 

 

  • LEIA COM ATENÇÃO A TABELA NUTRICIONAL: A tabela nutricional é o local onde são descritas as quantidades de calorias, carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e sódio do produto. É importante atentar-se à porção a qual a tabela está se referindo, que muitas vezes equivale a uma pequena parte do produto e não ao conteúdo total. Essa informação sempre deve estar acompanhada do seu equivalente em medida caseira, facilitando a compreensão do consumidor. 

 

  • UTILIZE A ROTULAGEM FRONTAL PARA SELECIONAR OS PRODUTOS: Recentemente, a ANVISA colocou em vigor novas regras para formatação de rótulos alimentares e uma delas foi a rotulagem frontal. A rotulagem frontal vem com o intuito de facilitar ainda mais a leitura dos rótulos para os consumidores. Por lei, todos os produtos embalados devem apresentar imagens visíveis, na parte frontal do produto, com declarações simplificadas do alto conteúdo de açúcar, gorduras e sódio. Dessa forma, fica muito mais fácil para o consumidor entender a real composição do produto e realizar boas escolhas. 

 

  • NUNCA DEIXE DE OLHAR A DATA DE VALIDADE: A data de validade é um item de extrema importância em produtos embalados, visto que a ingestão de produtos fora da data de validade pode desencadear diversos sintomas, como dores abdominais e vômitos. 

 

Portanto, os rótulos são excelentes instrumentos que podem ser utilizados para auxiliar no processo de escolhas alimentares saudáveis e consumo consciente!

Espero ter ajudado!

Maira Pugliero – Nutricionista

 

REFERÊNCIAS 

 

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução de diretoria colegiada – RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003. Rotulagem Nutricional de alimentos embalados. Brasília: Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 09p.2003.Disponível em:http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2718376/RDC_360_2003_COMP.pdf/caab87a1-e912-459f-8bc0-831a48b95da9. Acesso em: 07. maio. 2023. 

 

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de orientação para consumidores. Educação para consumo saudável. Universidade de Brasília. Departamento de Nutrição. Brasília, 24p. 2008. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/396679/manual_consumidor.pdf/e31144d3-0207-4a37-9b3b-e4638d48934b. Acesso em: 07. maio. 2023. 

 

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução de diretoria colegiada – RDC º 429, de 08 de outubro de 2020. Dispõe sobre a rotulagem nutricional para alimentos embalados. Brasília: Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 24p. 2020. Disponível em: http://antigo.anvisa.gov.br/documents/10181/3882585/RDC_429_2020_.pdf/9dc15f3a-db4c-4d3f-90d8-ef4b80537380. 

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *