Entre as mais importantes dicas sobre emagrecimento, a principal com certeza é essa: Perca peso com saúde.
Considerando que você é uma pessoa que precisa emagrecer, essa dica valiosa deve ser levada em consideração a todo momento.
Já falamos em post anterior sobre a diferença entre perda de peso e emagrecimento. Caso não tenha lido, recomendamos a leitura, clique aqui! Se você leu, então irá se lembrar sobre a manutenção da massa magra, não é mesmo? Essa é uma das principais características para uma perda de peso saudável.
Além disso, para que ocorra o emagrecimento, a melhora da alimentação é fundamental. É muito divulgado que, para que ocorra a perda de peso, deve-se gerar um “déficit calórico”. Mas será que esse é realmente o ponto principal?
Na realidade precisamos nos atentar a alguns pontos:
– Variedade da alimentação
Ao invés de priorizar o “déficit calórico”, que tal se atentar mais à qualidade da sua alimentação? Se olharmos apenas para o consumo de calorias, nos esqueceremos da diversidade de nutrientes que compõem os alimentos.
Portanto, comece reavaliando os alimentos que ingere ao longo do dia, tente reduzir o consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar de adição e tente aumentar o consumo de alimentos mais naturais.
Além disso, inclua mais frutas, legumes e verduras em seu dia a dia. Isso com certeza fará uma grande diferença a longo prazo, e trará muito mais saúde para você!
– Equilíbrio de nutrientes
Ao invés de tentar restringir grupos alimentares, devemos manter o equilíbrio entre eles, consumindo tanto o grupo dos carboidratos, quanto das proteínas e gorduras. Todos estes nutrientes exercem papéis fundamentais em nosso corpo e, portanto, devem ser consumidos adequadamente.
Lembre-se, a manutenção da massa magra é fundamental para a saúde e, se excluirmos grupos alimentares de maneira inadequada, aumentaremos as chances de perder esse bem tão precioso!
Além disso, existem diversos estudos que indicam a importância do aumento no aporte de proteínas como um excelente auxílio no processo de emagrecimento. Portanto, se atente a esse nutriente na alimentação, seja por meio dos alimentos ou por meio de suplementação. Neste último caso, você pode encontrar uma grande variedade, seja de origem animal ou vegetal.
– Exclusão de grupos alimentares ou de déficit calórico severo, tende a levar a exageros alimentares ou a compulsão alimentar
Um crescente número de estudos vêm indicando que a exclusão de grupos alimentares específicos, bem como a redução severa de calorias, ao invés de fazer bem para o organismo, tende a levar ao prejuízo em diversos aspectos, incluindo episódios de exagero alimentar e levar à compulsão alimentar.
Esse é um assunto bem sério e que merece atenção especialmente em indivíduos que realizam a prática de dietas. Fique atento e busque ajuda sempre qualificada antes de realizar dietas.
– Perda de peso rápida
Você sabia que a perda de peso rápida também tende a levar a um reganho de peso de maneira rápida? Isso porque na perda de peso ocorre também a perda de massa muscular (especialmente quando esse processo é feito de maneira inadequada e sem o acompanhamento de um profissional capacitado). O fato é que a massa muscular é um tecido metabolicamente ativo e que gasta caloria.
Além disso, como mencionado anteriormente, essas “dietas” realizadas com esse fim podem levar ao aumento do consumo de alimentos, especialmente aqueles palatáveis (mais saborosos e ricos em gordura, açúcar e sal). Aposto que, após um período de restrição, você também teve aquela vontade inadiável de consumir um doce, uma fritura, uma pizza, um lanche… ou algo assim, não é mesmo? Isso tende a aumentar exponencialmente ao longo do tempo. Portanto, fique atento a isso.
Bom, agora que pontuamos todos esses aspectos que devem ser levados em consideração, esperamos que você repense sobre todos eles quando estiver em busca do emagrecimento.
Ainda, vale mencionar sobre a importância da prática de exercícios físicos como um excelente e fundamental aliado no processo de emagrecimento. Os exercícios físicos devem fazer parte da nossa rotina, em todas as fases da vida.
Busque ajuda de um nutricionista e um profissional da educação física para que eles possam te auxiliar nessa trajetória e para que consiga realizar esse processo da maneira mais saudável possível.
Até a próxima.
Dra Priscila Carvalho – Nutricionista