Benefícios da cúrcuma para a saúde

Benefícios da cúrcuma para a saúde
Turmeric powder and fresh turmeric (Curcuma, curcumin), Organic ingredient in Asian cuisine, food coloring or natural dyeing

A cúrcuma é uma planta milenar, da família do gengibre, que vem recebendo cada dia mais atenção por seus potenciais efeitos à saúde. 

Ela é conhecida mundialmente como uma planta medicinal, que passa de geração em geração sendo utilizada na culinária, na forma de temperos e chás. Além disso, ela também é utilizada como cosmético, antisséptico e anti-inflamatório. Isso porque cada população possui uma cultura e prática distinta. No entanto, como podemos ver, suas propriedades são diversas e muito bem aproveitadas por diferentes povos desde a antiguidade, que a aproveitavam na forma de prevenção, atenuação ou tratamento de patologias, dentro de um contexto holístico.

Mas afinal, o que é a cúrcuma?

A cúrcuma é um gênero de plantas, composto por dezenas de espécies, sendo a cúrcuma longa a espécie mais conhecida e utilizada. Ela é famosa por apresentar raiz de cor amarelo-ouro e é popularmente conhecida como açafrão da índia ou açafrão da terra.

Aplicações e benefícios

Os benefícios da cúrcuma para a saúde se devem, especialmente, à curcumina, o principal componente presente nesta planta. 

A curcumina é a principal substância ativa e ela está presente nos compostos de curcuminoides, que são responsáveis pela pigmentação dos rizomas (pigmento cor amarelo avermelhado). 

Diversos estudos pelo mundo têm investigado suas propriedades, em especial, aquelas relacionadas aos seus potentes efeitos antioxidantes, antimicrobianos, anti-inflamatórios e moduladores do sistema imune.

Além disso, um recente estudo apresentou informações de que a curcumina está sendo testada em humanos para várias doenças, como é o caso da síndrome dos ovários policísticos (SOP), síndrome metabólica (nível elevado de açúcar no sangue, pressão alta, excesso de gordura corporal na cintura e níveis de colesterol anormais), doença hepática gordurosa não alcoólica (acúmulo excessivo de gordura no fígado de daqueles que não consomem quantidades significativas de álcool), aterosclerose (acúmulo de placas de gordura, de células inflamatórias, cálcio e outras substâncias nas paredes das artérias), e muitos mais, incluindo condições neurodegenerativas (degeneração progressiva que afeta o sistema nervoso, podendo levar à incapacidade funcional). 

Vale mencionar que ela não deve ser utilizada em substituição a tratamentos medicamentosos.

Concentração dos curcuminoides 

Como mencionado anteriormente, a curcumina está presente nos curcuminoides. Portanto, para que possamos receber os potenciais efeitos a partir do consumo desse ingrediente, é de grande relevância se atentar a concentração de curcuminoides que, em geral, devem ser entre 95 e 99%.

Como utilizá-la?

A cúrcuma pode ser utilizada na culinária, através de temperos ou composição de pratos como carnes, molhos, saladas, sopas, pães, biscoitos, entre outros, ou ainda na forma de bebidas. 

Ela também pode ser utilizada na forma de suplementos alimentares, tanto de maneira isolada, como associada a outros ingredientes, podendo potencializar os seus efeitos. 

Lembrando que a concentração de curcuminoides dos suplementos é muito superior àquelas encontradas no produto utilizado na culinária.

Gostaram de saber sobre a cúrcuma? Continuem nos acompanhando!

Referências:

BVS. Síndrome metabólica. Biblioteca virtual em saúde. Acesso em: https://bvsms.saude.gov.br/sindrome-metabolica/

Jabczyk M, Nowak J, Hudzik B, Zubelewicz-Szkodzińska B. Curcumin in Metabolic Health and Disease. Nutrients. 2021 Dec 11;13(12):4440. doi: 10.3390/nu13124440. PMID: 34959992; PMCID: PMC8706619.

Marchi JP, Tedesco L, Melo AC, et al. Curcuma longa l., o açafrão da terra, e seus benefícios medicinais. Arq. Ciênc. Saúde UNIPAR. 2016 Dec 20 (3).

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *