O dia 4 de fevereiro é conhecido pelo Dia Mundial Contra o Câncer e esta data foi criada pela União Internacional Contra o Câncer (UICC) com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a doença.
É importante obter o diagnóstico precoce e um tratamento adequado.
O que é câncer?
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer é uma doença que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas e que estão associados ao crescimento desordenado de células que podem se infiltrar em tecidos próximos e até em órgãos distantes.
Estas células podem crescer de forma rápida, ter a característica de serem agressivas e incontroláveis, onde ocorre a determinação do tipo de tumor que podem se transportar para outras áreas do corpo.
De acordo com o INCA, o câncer é a segunda maior caso de morte no mundo e em 80 a 90% dos casos estão relacionados ao estilo de vida que a pessoa leva.
Dicas de hábitos saudáveis
Acompanhe nosso instagram para ver dicas de nutricionistas especializados no assunto!
Uma alimentação saudável aliada a prática de atividade física contribui para uma saúde melhor.
O sedentarismo está associado com o câncer e outras doenças, por isso é tão necessário estimular a prática de atividade.
Este hábito visa a melhora da qualidade de vida, da composição corporal e da mobilidade.
O acompanhamento de um educador físico e/ou fisioterapeuta vai direcionar qual exercício pode ser feito de forma individualizada, respeitando as necessidades e limitações de cada pessoa.
A manutenção do peso e do percentual de gordura estão associados com a melhora à resposta do tratamento.
Nenhum alimento sozinho causa câncer e nenhum alimento isolado protege contra o câncer.
É comum encontrarmos promessas de alimentos tidos como mocinhos contra esta doença, ou até supostos vilões, e precisamos ter muito cuidado.
O importante é ter o bom senso e equilíbrio nas escolhas alimentares.
Podemos citar alguns benefícios de aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes, como: suporte de vitaminas, minerais e fonte de fibras para a saúde intestinal.
Além disso, é fundamental manter uma boa hidratação, se atentar à ingestão adequada de proteínas, gorduras boas e carboidratos e, quando necessário, realizar a suplementação alimentar.
Todos estes fatores visam melhorar o estado nutricional do indivíduo, sempre com indicação e acompanhamento do médico e/ou nutricionista.
Tenha uma alimentação colorida, saborosa e afetiva e sem terrorismo nutricional.
Referências:
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. Causas e Prevenção: O que causa o câncer?. Https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/o-que-causa-cancer, 16 ago. 2021. Disponível em: https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/o-que-causa-cancer.Acesso em: 01 fev. 2022