Intolerantes à lactose podem consumir Whey Protein?

Capa-intolerantes-a-lactose-whey

Você é intolerante à lactose e tem o desejo ou precisa consumir Whey Protein, mas tem receios sobre? Criamos um conteúdo feito para você, saiba tudo agora!

Primeiro, vamos entender o que é Whey Protein?

O Whey Protein é um suplemento proteico de alto valor nutricional, feito a partir da proteína extraída do soro do leite de vaca (em inglês, “whey”), composta principalmente por alfa-globulina e beta-globulina.

Uma ótima fonte de proteína. Segundo pesquisa feita nos Estados Unidos, pela Mayo Clinic, algumas evidências sugerem que o consumo de Whey Protein auxilia no aumento de força e de massa muscular, em conjunto a prática regular de treinamento.

A quantidade de aminoácidos essenciais, principalmente os de cadeia ramificada (conhecidos como BCAA), presentes no Whey Protein são importantes para a construção dos músculos e redução da gordura corporal.

Por isso, o uso da proteína do soro do leite não é exclusivo dos atletas. Ela pode ser indicada na infância, maturidade e no tratamento de algumas doenças com foco em fortalecer o sistema imunológico.

Em um estudo feito por pesquisadores americanos, publicado em 2008 na revista científica Nutrition & Metabolism, 158 participantes divididos em dois grupos receberam Whey Protein.

A pesquisa concluiu que os participantes que receberam tal suplemento perderam mais peso e preservaram mais massa muscular, em comparação aos que não o receberam. 

Existe Whey Protein Zero Lactose?

O Whey Zero Lactose da NewNutrition é o primeiro Whey Protein Concentrado do Brasil com tecnologia que garante a ausência de lactose no produto, considerada uma opção alternativa para pessoas com intolerância ao açúcar do leite.

A intolerância à lactose ou hipolactasia é uma condição muito comum que afeta aproximadamente 70% da população mundial.

O que é ser intolerante à lactose?

A intolerância à lactose  é a incapacidade do organismo em digerir adequadamente esse açúcar presente no leite e em todos os produtos de origem láctea. 

Quando o indivíduo tem a intolerância à lactose, os sintomas mais presentes são: cólicas e/ou distensões abdominais e quadros de diarreia.

A lactose necessita ser quebrada em carboidratos mais simples (glicose e galactose) para uma melhor absorção intestinal e, com isso, a geração de energia. São ações enzimáticas as responsáveis por promover tal quebra.

No caso da lactose, a enzima que faz a quebra é a lactase.

A intolerância à lactose pode surgir de diferentes maneiras. A primeira forma acontece pela redução da concentração da lactase conforme o envelhecimento.

A genética pode ser um dos fatores para a intolerância em algumas pessoas e ocorrem casos ainda onde microrganismos ou um processo inflamatório destroem as células intestinais onde a enzima lactase é produzida interferindo na liberação e equilíbrio da produção.

Vale sempre lembrar que a intolerância à lactose é bem diferente da alergia à proteína do leite de vaca.

Um estudo efetuado por Ahmed El-Sohemy, professor de Nutrição na Faculdade de Medicina da Universidade de Toronto, Canadá, e seus colegas, contou com a participação de 1495 mulheres e homens que tinham integrado o Estudo de Nutrigenômica e Saúde de Toronto (Toronto Nutrigenomics and Health Study).

Determinou-se que indivíduos geneticamente intolerantes à lactose têm níveis comparativamente mais baixos de vitamina D, considerada essencial para a absorção de cálcio, e importante para o sistema imunológico.

Para manter os níveis adequados de vitamina D e cálcio faça suplementação com os produtos NewNutrition.

Alimentos para intolerantes, quais podem?

O número de pessoas em busca de alimentos com quantidade de lactose baixa ou zero lactose tem crescido bastante.

Os produtos alimentícios direcionados para o público intolerante à lactose tem crescido a cada dia com versões sem lactose ou com a adição da enzima lactase na composição, tornando o produto seguro para o consumo sem causar desconfortos intestinais e trazendo mais qualidade de vida aos portadores da intolerância.

Hoje, já sabemos que não é preciso excluir leites e derivados da alimentação por conta desta condição.

Para o bem-estar de uma pessoa intolerante, listamos fontes alimentares que podem ser consumidas sem nenhuma culpa:

  • Frutas, legumes e verduras: Qualquer um desses alimentos não contém lactose em sua composição, portanto, são permitidos na dieta;
  • Tofu é um alimento produzido a partir da soja. Tem uma textura firme parecida com a do queijo, mas não contém lactose;
  • Carnes, como carne de boi, frango, porco, peru, peixe, entre outras são permitidas. Mas se optar por pacotes prontos, já temperados, é importante verificar os ingredientes utilizados para dar sabor ao alimento, alguns podem conter lactose;
  • Pasta de Amendoim e Pasta de Castanha de Caju, além de ótimas opções de lanche, não contém lactose.
  • Leite zero lactose, iogurte zero lactose, whey zero lactose são alimentos fontes de proteína e de cálcio que podem ser adicionados na alimentação.

Vitaminas e Minerais e sua importância

Quando se fala em nutrientes, há uma divisão entre macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são os carboidratos, proteínas e lipídios —mais conhecidos de todos nós.

Os micronutrientes envolvem as vitaminas e os minerais.

Confira a seguir as vitaminas e minerais mais importante para a saúde:

  • Vitamina D: importante para a parte osteoarticular e sistema imunológico. A falta de vitamina D leva a dores nos ossos, costas e também implica na perda de massa óssea, tendo em vista a participação da vitamina D na absorção do cálcio. Quando se fala em imunidade, destaca-se o papel da vitamina D, sobretudo na regulação das células de defesa, como os linfócitos, os neutrófilos e os monócitos;
  • Vitaminas do Complexo B: as vitaminas B6, B9 (conhecida como ácido fólico) e B12 são conhecidas por serem essenciais na síntese de DNA e para a produção de energia celular. Cada uma delas possui funções diferentes, que vão desde a formação do sistema nervoso dos fetos até a manutenção da produção de células sanguíneas. De acordo com estudos, suplementos de complexo B melhoram a saúde mental, no geral, e a performance cognitiva, além de reduzir o estresse;
  • Vitamina C: dentre seus principais benefícios para a saúde pode-se citar o auxílio na absorção do ferro e o fortalecimento do sistema imune, devido ao seu potencial antioxidante, além de ter funções cicatrizantes e papel importante na prevenção de problemas cardíacos. Os sintomas da deficiência da Vitamina C (ácido ascórbico) são sangramentos gengivais, cicatrização lenta de machucados e feridas, dores de cabeça e fadiga;
  • Vitamina K: além de ser excelente para a saúde musculoesquelética, pois melhora a densidade óssea, estimulando uma maior fixação do cálcio nos ossos e nos dentes, prevenindo, assim, a osteoporose, a vitamina K também atua no controle da coagulação sanguínea, impedindo o surgimento de sangramentos e hemorragias;
  • Minerais: a quantidade de minerais importantes para o bom funcionamento do organismo é enorme, mas três deles devem ser destacados. São eles, cálcio, ferro e zinco. Como já citado, o cálcio atua na manutenção da saúde dos ossos. Já o ferro auxilia, principalmente, no transporte de oxigênio até as células e tecidos do corpo. E, no caso do zinco, os principais benefícios dirigem-se ao sistema imune e à ativação de diversos hormônios que atuam nos mais diferentes processos do organismo. 

Como está sua Rotina? 

Está cada vez mais difícil criar hábitos quando a gente tem a sensação de que o dia deveria ter mais do que 24 horas!

Dar o primeiro passo é fundamental e, aos poucos, ir criando hábitos possíveis para se ter uma rotina saudável.

A correria do dia a dia pode ser muito estressante, mas nem por isso você deve descuidar da sua saúde.

Por isso, selecionamos 5 dicas fáceis para você colocar em prática e transformar a sua rotina: 

  • Estique-se: praticar esportes, realizar atividades regularmente, manter-se sempre em movimento. Não importa a modalidade, sabemos que essa prática regular impacta positivamente na saúde e no bem-estar;
  • Beba água: apesar de estar bem claro para todos que é preciso beber água, nem sempre isso é colocado em prática. A importância da hidratação está no fato de que reações químicas vitais para o funcionamento do nosso corpo dependem da água para acontecer;
  • Nutrir-se, com qualidade: outro assunto recorrente quando falamos de hábitos saudáveis é o consumo diário de bons alimentos.  Uma dieta equilibrada e nutricionalmente diversificada supre as carências alimentares do seu corpo e ajuda na prevenção de doenças e precisando suplementar algum importante nutriente, conte com a New para isso;
  • Durma bem: ter um sono de qualidade é premissa para um dia produtivo. Uma noite mal dormida é capaz de levar caos para suas manhãs e tardes. Você fica sonolento, desconcentrado, cansado e com alto nível de estresse;
  • Acordar cedo, disposto e feliz: depois de uma noite de sono tranquila, acorde cedo! O hábito de levantar nas primeiras horas da manhã ajuda a construir uma rotina produtiva. Quem ainda não é uma pessoa matutina, mas gostaria de se tornar uma, pode começar pelo básico: acordar 2 ou 3 horas mais cedo que o habitual, tomar café da manhã, fazer atividade física, cortar a cafeína no final do dia, dormir um pouco mais cedo que o horário de costume e evitar usar aparelhos eletrônicos à noite.
  • Bônus: Foque na pessoa mais importante da sua vida, você! No fim do dia, após o trabalho, tenha um tempo só seu! Faça algo que te dê prazer e desligue-se das preocupações.

Quais Suplementos posso consumir junto com Whey Protein se eu tenho Intolerância à Lactose?

Até aqui falamos sobre os tipo de Whey Protein e também sobre hábitos saudáveis. Cada vez mais vemos pessoas apaixonadas por construir e cultivar novas rotinas de bem-estar.

Não existe hora certa para começar e um ótimo jeito de dar o primeiro passo é pelo uso de suplementos alimentares. Não é somente atletas de alta performance que precisam desse tipo de produto.

A importância de uma dieta balanceada aliada à prática de atividades físicas é fundamental para qualquer tipo de objetivo, seja o corpo perfeito, seja o ganho de massa muscular, emagrecimento ou simplesmente ter uma vida mais feliz e produtiva.

Seja qual for seu objetivo, a NewNutrition tem o suplemento certo para você. Listamos alguns deles:

  • Whey Protein Zero Lactose: O Whey Protein Zero Lactose NewNutrition possui uma concentração de até 80% em proteínas e com a tecnologia onde ocorre a quebra da lactose em glicose e galactose que não vão causar os efeitos colaterais da intolerância à lactose. Este suplemento está disponível em vários sabores deliciosos para auxiliar na sua ingestão proteica e na criação de receitas.
  • Polivitamínicos: o Polivitamínico NewNutrition é capaz de suprir as necessidades de micronutrientes quando a alimentação convencional não consegue atingi-las;
  • Glutamina: a glutamina ou I-glutamina é um aminoácido que auxilia na produção de tecidos e é utilizada como substrato energético para as células do sistema imunológico. Além disso, ela está associada na recuperação da mucosa do intestino onde acontece a absorção de vários nutrientes.
  • Creatina: a creatina é um composto produzido pelo fígado, rins e pâncreas, a partir de alguns aminoácidos (glicina, arginina, metionina). É recomendada para o aumento da força, da potência e da massa muscular, trazendo esses ganhos para o treino por estar envolvida na produção de ATP, fonte de energia usada pelos músculos em exercícios predominantemente anaeróbios. 

 

Sempre verifique na lista de ingredientes se há a presença da lactose na composição do seu suplemento alimentar e converse com o seu médico ou nutricionista para mais informações.

Quer saber mais sobre a creatina? Fizemos um conteúdo exclusivo aqui no Blog da New

Whey Protein Zero Lactose ou Whey Protein Isolado?

Aqui, não é sobre qual escolher ou qual o melhor. Mas sobre qual é o whey protein certo para te atender! 

São dois produtos completamente diferentes, cada qual para um objetivo e resultado específico. Vamos explicar melhor:

O Whey Protein Isolado é uma etapa após um rígido processo de filtragem, no qual boa parte das gorduras e lactose são retirados do produto. Logo, cada porção contém até 90% de concentração de proteína por porção.

Sua vantagem, quando comparado ao Whey Protein Concentrado, é ser um produto com baixo teor de lactose.

A proteína isolada do soro do leite é recomendada para indivíduos que desejam a redução de carboidratos em sua dieta. 

Para aqueles que são intolerantes à lactose nós temos a opção Whey Protein Zero Lactose, como o próprio nome diz ZERO lactose. 

Conclusão:

Se você for intolerante à lactose pode consumir o Whey Protein Concentrado Zero Lactose para atingir a quantidade de proteína diária com uma segurança na hora do consumo devido a tecnologia presente no produto, além da variedade de sabores que só a NewNutrition tem para atender todos os gostos e incluir o produto em várias preparações do nosso dia a dia de forma prática e deliciosa.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *