Sem dúvidas, uma das grandes descobertas recentes sobre a ação da creatina em outros órgãos e tecidos é seu efeito no cérebro.
Curiosamente, um suplemento que até alguns anos atrás era visto exclusivamente como um suplemento esportivo agora tem uma aplicação significativa como um nootrópico, ou seja, um suplemento capaz de melhorar o funcionamento do cérebro.
Sabe aquela dificuldade de concentração, atenção, foco e memória frequentemente relatada por muitos pacientes, especialmente com as repercussões da COVID-19? A suplementação de creatina pode ser uma grande aliada na prática clínica para melhorar essas queixas.
Recentemente, uma nova meta-análise investigou o papel da suplementação de creatina na melhora da memória em indivíduos adultos e idosos. Os resultados foram promissores para ambas as populações, com destaque especial para os idosos, que geralmente sofrem um declínio cognitivo à medida que envelhecem.
A explicação para esses resultados positivos reside no mecanismo de ação da creatina. Este suplemento é capaz de ultrapassar a barreira hematoencefálica, fornecendo mais energia para o cérebro, o órgão mais metabolicamente ativo do corpo. Com mais energia disponível, o cérebro pode otimizar seus processos cognitivos, resultando em uma melhora significativa na memória e em outras funções cognitivas.
Essa descoberta é particularmente importante para os idosos, pois oferece uma estratégia potencial para combater o declínio cognitivo relacionado à idade. A suplementação de creatina pode, portanto, ser uma ferramenta valiosa para promover a saúde cerebral e melhorar a qualidade de vida na terceira idade.
A recomendação é de 3-5 g por dia, todos os dias, independentemente de ser pré ou pós-treino.
E vale lembrar: a creatina não causa lesão renal.
Referências:
BURTSCHER, J.; MILLET, G. P.; PLACE, N.; KAYSER, B.; ZANOU, N. The Muscle-Brain Axis and Neurodegenerative Diseases: The Key Role of Mitochondria in Exercise-Induced Neuroprotection. Int J Mol Sci, v. 22, n. 12, p. 6479, 17 jun. 2021. DOI: 10.3390/ijms22126479. PMID: 34204228; PMCID: PMC8235687.
PROKOPIDIS, K.; GIANNOS, P.; TRIANTAFYLLIDIS, K. K.; KECHAGIAS, K. S.; FORBES, S. C.; CANDOW, D. G. Effects of creatine supplementation on memory in healthy individuals: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Nutr Rev, v. 81, n. 4, p. 416-427, 10 mar. 2023. DOI: 10.1093/nutrit/nuac064. PMID: 35984306; PMCID: PMC9999677.