Whey Protein – Diferentes tipos, qual escolher e como tomar

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O whey protein é, provavelmente, o suplemento proteico mais conhecido do grande público. Seus benefícios são muitos, mas precisamos entender sua ação.

Não tem jeito, a dieta é fundamental para termos melhores resultados em nossos treinos. Mas e na correria do dia a dia, como conseguir manter uma dieta alinhada? A solução é, muitas vezes, optar pelos suplementos. Mas como escolher os melhores? O Whey protein é com toda a certeza, um dos mais relevantes e utilizados suplementos proteicos atualmente.

Existem muitas pesquisas mostrando que o Whey Protein é o suplemento proteico com maior custo benefício.

Mas isso é o suficiente? Como usar o whey protein? Quais os tipos? É o que vou te responder agora!

Tipos de whey protein

O whey protein é um suplemento extraído do soro do leite. Ou seja, é uma proteína de origem animal. Já sabemos que as proteínas de origem animal têm um valor biológico muito mais alto. Ou seja, elas são absorvidas quase que em sua totalidade pelo organismo.

Dentre os tantos suplementos proteicos que temos no mercado, o Whey Protein é um dos que tem maior valor biológico. Isso faz com que ele seja tão usado. Além disso, seu custo-benefício, quando comparado a outras proteínas, é bem mais elevado.

Como você já deve saber, existem diferentes tipos de whey protein. Cada um deles tem características específicas e se enquadram melhor em determinados momentos.

Veja agora os diferentes tipos de whey protein

Whey protein concentrado

O tipo de whey protein mais barato. Isso acontece não pela falta de qualidade do produto, mas por que seu processo de filtragem é mais leve. Neste caso, temos geralmente entre 70 a 80% de proteínas em sua composição. O restante do produto se divide em carboidratos e gorduras.

Nesta quantidade de proteínas, temos os aminoácidos que compõe o BCAA, glutamina e outras.

Whey protein isolado

Apresenta uma concentração maior de proteínas, quando comparado ao anterior. Temos até 95% de proteínas. Existem marcas onde temos carboidratos e gorduras zeradas. Isso torna o whey isolado uma boa pedida para quem está em dieta de restrição calórica.

Whey hidrolisado

Passa por um processo mais intenso de filtragem, somado a um outro processo, a hidrólise. Ela quebra as cadeias de proteínas em fragmentos menores. Isso facilita consideravelmente a absorção. Logicamente, este tipo de whey acaba sendo mais caro do que os demais.

Qual tipo de whey protein escolher?

Este é um ponto muito importante. Primeiramente, quem deve definir isso é um nutricionista. Suplementos devem estar inseridos em uma estratégia. O único profissional capacitado para desenvolver esta estratégia, é o nutricionista.

Mas é importante entender de que forma eles podem ser usados. O whey protein concentrado, por ser mais barato e conter carboidratos e gorduras em sua composição, pode ser muito útil em fases de bulking (fase de ganho de massa muscular). Além disso, ele é interessante para quem tem dificuldades na ingestão de proteínas no meio da manhã, tarde ou noite, fora das refeições principais.

Já o isolado, por sua concentração reduzida de carboidratos e gorduras e elevada concentração proteica, é interessante para fases de emagrecimento ou cutting (fase de definição muscular). O hidrolisado é interessante para qualquer época, tendo em vista seu maior potencial de absorção.

Como tomar o whey protein?

Quem define isso é o nutricionista. Mas existem diferentes formas de usar o whey protein. Uma das mais comuns é no pós-treino. Por ser uma proteína de alto valor biológico e com um tempo de absorção rápido (principalmente o hidrolisado). Desta maneira, temos um melhor aproveitamento da janela anabólica.

Fora isso, podemos usar o whey protein em diferentes momentos do dia. Geralmente, os nutricionistas optam por sua utilização nos momentos onde é difícil ingerir proteínas.

Meio da manhã ou da tarde, por exemplo. Muitas pessoas têm dificuldades de ingerir alimentos ricos em proteínas de qualidade nestes períodos. Principalmente quem trabalha fora e não tem como preparar suas refeições. Nestes casos, o whey protein, em suas diferentes formas, acaba sendo uma excelente estratégia.

Tudo depende do contexto nutricional. Mas no geral, o whey protein pode ser usado de diferentes formas e em momentos variados do dia.

Vantagens de tomar o whey protein

Suplementos, no geral, podem ser fantásticos quando bem usado. Para isso, sempre procure um bom nutricionista.

Falando especificamente do whey protein, ele tem algumas vantagens em específico:

– Alta concentração de diferentes tipos de aminoácidos;

– Proteína de alto valor biológico;

– Absorção rápida;

– Diferentes possibilidades de uso, de acordo com o objetivo de cada pessoa.

Veja também: Os principais benefícios do suplemento Whey Protein

É importante ressaltar que estas vantagens do whey protein, só trarão efeito de verdade para você, se a sua dieta, como um todo, for equilibrada. Nenhum suplemento, sozinho, conseguirá te trazer resultados consistentes se você não tiver uma dieta equilibrada no geral.

Suplementos, são estratégias, jamais o ponto principal.

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