Tribulus terrestris X Maca peruana

Tribulus terrestris X Maca peruana
4.6 (91.94%) 72 votes

Tribulus terrestris X Maca peruana

Por milhares de anos substâncias naturais vinham sendo utilizadas na medicina e até hoje é possível verificar uma grande utilização na suplementação alimentar. Há diversas plantas que possuem seus efeitos positivos em nossa saúde, os nossos ancestrais estavam certos! Porém iremos abordar neste conteúdo sobre Tribulus terrestris x maca peruana, será que eles funcionam mesmo?

 

O que é Tribulus?

Também conhecida como Zygophyllaceae, da classe das ervas daninhas, original de regiões quentes como sul da Europa, Ásia e partes da África e Austrália. Seu uso era tradicional na medicina chinesa e medicina ayurvédica. Hoje em dia, há uma grande procura com objetivo de melhorar a produção de testosterona, líbido, performance entre outros.

 

Maca Peruana

 

Quais são seus benefícios?

Há algumas evidências de que o produto pode auxiliar a reduzir taxa de açúcar no sangue e colesterol, quando comparado ao placebo¹

*Mais estudos ainda são necessários para confirmarem estes benefícios.

 

Alguns pesquisadores encontraram que homens com diminuição da líbido consumiram 750-500mg de Tribulus diariamente por dois meses, seu desejo sexual aumentou em até 79%²

 

E não foram apenas homens. 67% de mulheres com baixo libido experienciaram aumento do desejo sexual depois de terem consumido 500-1500 mg por 90 dias.

Tribulus terrestris pode aumentar a libido em homens e mulheres, porém mais pesquisaram são necessárias para que seus efeitos se tornem claros.

A planta pode agir como diurético e aumentar o fluxo urinário³.

Tribulus aumenta a testosterona?

Como vimos alguns estudos mostrando um potencial no aumento da líbido, é normal pensar que devido a estes fatores, há um aumento de testosterona, porém não é bem assim.

 

Os pesquisadores ainda não encontraram eficácia no aumento de testosterona.

Não é uma conclusão nossa, e sim algo baseado em diversos estudos feitos em homens e mulheres de diversas idades e estados de saúde.

 

Qual a dose recomendada?

Uma grande variação na dose é notada na suplementação desta planta,

porém os pesquisadores sugerem de 500-1400mg por dia. Lembre-se de que é necessário antes verificar com seu médico ou nutricionista a porção recomendada.

 

Há colaterais?

A maior parte dos estudos reportou que Tribulus não causa grandes efeitos secundários. No entanto, dores no estômago são efeitos colaterais secundários e evidências limitadas mostraram um potencial risco de toxicidade.

 

Agora que você sabe mais sobre Tribulus terrestris, vamos conhecer sobre a Maca peruana, será que ela possui mesmos benefícios ou similaridade? Veja a seguir

 

O que é Maca peruana?

Não é ‘’maçã’’ ok? É só maca mesmo! Muitas pessoas acabam que confundindo o nome da planta com a fruta. Então vamos ao nome científico dela: Lepidium meyenii, possui um crescimento em locais altos, como nos Andes do Peru. Também considerada como um crucífero relacionado ao brócolis e couve flor, com uso na medicina e culinária no Peru por anos na história.

 

A Maca geralmente é consumida em forma de pó ou em cápsulas, também conhecida como Maca Power dentro da suplementação alimentar. Quem consome em pó, sabe que se tomado de forma pura é bem desagradável, pois o seu sabor possui um forte gosto de terra. Mas, é só misturar a alguns alimentos e shakes e pronto!

Compre agora a Maca peruana em pó da NewNutrition

 

E seus benefícios?

Além de ser rica em fibras, Maca peruana é uma grande fonte de vitaminas e minerais ideais para saúde e bem estar.

 

Em 28g é possível encontrar:

  • Calorias: 91kcal
  • Carboidrato: 20 gramas
  • Proteína: 4 gramas
  • Fibra: 2 gramas
  • Gordura: 1 gramas
  • Vitamina C: 133% da IDRS
  • Cobre: 85% da IDRS
  • Ferro: 23% da IDRS
  • Potássio: 16% da IDRS
  • Vitamina B6: 15% da IDRS
  • Manganês: 10% da IDRS

 

Ela também pode melhorar a libido de homens e mulheres segundo estudos

Uma melhora do desejo sexual foi observado com a Maca desde 8 semanas de tratamento.

 

Maca pode aumentar a produção de esperma e melhorar a qualidade, assim como a mobilidade do mesmo.

 

Uma melhora dos sintomas da menopausa também foi notada, incluindo famosas ‘’ondas de calor’’ ou interrompimento do sono noturno.

 

Diversos outros estudos mostraram que Maca pode melhorar o humor. Ela foi associada a uma melhora da ansiedade e sintomas da depressão, particularmente em mulheres na menopausa. O crucífero contém compostos chamados de flavonoides, o que foi sugesto ser parcialmente responsável pelos benefícios psicológicos.

 

Como devo utilizar?

Pois como vimos, devido ao seu sabor, é indicado o consumo da mesma em vitaminas e receitas a seu gosto. A dose ainda não foi estabelecida, no entanto a quantidade utilizada dentro dos estudos varia entre 1.5-5g por dia. Essa é somente uma base para consumo, portanto consulte antes um médico ou nutricionista.

 

Há contraindicação?

Maca no geral, é considerada segura. Os peruanos nativos recomendam que antes do consumo da Maca peruana em pó, é necessário dar uma fervida.

 

Se você possui problemas na tireoide, o uso do produto não é recomendado. Isso vale também para mulheres que estão grávidas ou amamentando.

 

Conclusão:  

Agora você não terá mais dúvidas sobre Maca e Tribulus, e visto que ambos não são a mesma coisa. Além disso, os dois trazem benefícios um tanto similares, quando falamos sobre melhora da líbido, o ganho de massa muscular pode ser relacionado a melhor ingestão das vitaminas e minerais, não tendo relação com aumento dos níveis hormonais. É recomendando que antes de incluir Tribulus ou Maca peruana em sua alimentação, você consulte um médico e/ou especialista. 

Gostou? Veja também nosso último conteúdo sobre o Guia definitivo do sono zZzZZ

 

REFERÊNCIAS:

 

¹Efficacy of the Hydroalcoholic Extract of Tribulus terrestris on the Serum Glucose and Lipid Profile of Women With Diabetes Mellitus: A Double-Blind Randomized Placebo-Controlled Clinical Trial.

Samani NB1, Jokar A2, Soveid M3, Heydari M4, Mosavat SH5.

²Pro-sexual and androgen enhancing effects of Tribulus terrestris L.: Fact or Fiction.
Neychev V1, Mitev V2.

³Tribulus terrestris: preliminary study of its diuretic and contractile effects and comparison with Zea mays.

Al-Ali M1, Wahbi S, Twaij H, Al-Badr A.

 

Maca (Lepidium meyenii) for treatment of menopausal symptoms: A systematic review.

Lee MS1, Shin BC, Yang EJ, Lim HJ, Ernst E.

 

Effect of Lepidium meyenii (MACA) on sexual desire and its absent relationship with serum testosterone levels in adult healthy men.

Gonzales GF1, Córdova A, Vega K, Chung A, Villena A, Góñez C, Castillo S.

 

Maca reduces blood pressure and depression, in a pilot study in postmenopausal women.

Stojanovska L1, Law C, Lai B, Chung T, Nelson K, Day S, Apostolopoulos V, Haines C.

2 Comentários

  1. luizsays:

    Preciso iniciar um tratamento de impotêcia sexual mas antes gostaria de saber
    se devo usar tribulus, maca ou os dois juntos.

    Atenciosamente
    Luiz

  2. Aguida Bezerrasays:

    Gostaria de uma indicação desses produtos que serve para lubrificação vaginal! Estou no pós menopausa pois fiz histerectomia total.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"