Suplementos para emagrecer: entenda mais sobre esse assunto

Na atualidade, um dos maiores desafios para as pessoas que praticam musculação em busca da boa forma está na conquista do emagrecimento e do posterior controle do peso corporal. Em alguns casos, pode ser bastante difícil fazer o ponteiro da balança baixar devido a uma rotina agitada, cheia de compromissos profissionais e pessoais que não permitem a realização das refeições de maneira adequada.

Para outras pessoas, a dificuldade para perder os últimos quilos de gordura que faltam para se chegar no condicionamento ideal vem acompanhada da preocupação com a manutenção da massa muscular, o que exige ainda mais cuidado com a alimentação dia após dia.

Se o seu objetivo é a perda de peso aliada à manutenção da energia necessária para alcançar o máximo desempenho durante a malhação, pode ser necessário investir no uso de suplementos para emagrecer.

Diante dessa constatação, é bastante comum surgirem algumas dúvidas: qual a quantidade certa, quando devo tomar, quais os efeitos que os suplementos alimentares provocam no organismo?

Por isso, no post de hoje, selecionamos um conteúdo especial para que você possa entender melhor o uso dos suplementos para emagrecer e quais são os benefícios que eles podem oferecer para o seu treino.

Vamos apresentar a composição e a função dos principais tipos de suplementos para emagrecer, mostrando como eles podem ajudar você a perder peso de maneira saudável e com resultados duradouros.

Boa leitura!

1. Potencializando a queima de gordura nos treinos

O emagrecimento é um grande desafio para muitas pessoas que praticam atividades físicas em busca da boa forma.

Devido às características metabólicas presentes em cada organismo, nem sempre o processo de reeducação alimentar, baseado na ingestão de alimentos saudáveis, e a manutenção de uma rotina de treinos são suficientes para a diminuição da gordura corporal.

Para entender por que pode ser difícil fazer o ponteiro da balança baixar e qual é a contribuição dos suplementos para emagrecer nesse processo, é necessário conhecer um pouco melhor o metabolismo humano.

Como o corpo humano obtém energia para funcionar?

A primeira e principal fonte de energia do organismo são os carboidratos. É por meio desses nutrientes que o corpo consegue as calorias imediatas para realizar todas as atividades ao longo do dia.

Em seguida, como fonte de energia para o organismo, estão as proteínas, que ficam armazenadas nos músculos.

Quando o objetivo é ganhar massa muscular, é preciso levar a dieta a sério e fazer todas as refeições nas quantidades e nos horários corretos, caso contrário, o corpo acessará os estoques de proteína dos músculos, fenômeno conhecido como catabolismo muscular.

Por fim, as gorduras são a última reserva energética do organismo. É nas células adiposas que o corpo mantém o estoque de energia que só é acessado quando não há uma forma mais simples de conseguir as calorias necessárias para o funcionamento de todos os órgãos e sistemas — com os carboidratos ou as proteínas.

Uma vez que o organismo trabalha para garantir a nossa sobrevivência, é como se a gordura corporal fosse uma garantia, um seguro no caso de alguma privação ou enfermidade. Por isso, de maneira geral, perder peso é muito mais difícil do que engordar.

Para aquelas pessoas que possuem um metabolismo mais lento, ou na presença de algum desequilíbrio hormonal, a dificuldade para emagrecer torna-se ainda maior, mesmo diante de uma rotina intensa de atividades físicas.

Nesses casos, o consumo regular de suplementos para emagrecer pode ser a ajuda que faltava para diminuir o percentual de gordura, alcançando resultados efetivos e duradouros com a combinação de malhação e reeducação alimentar.

Como os suplementos para emagrecer agem durante o treino?

Durante os treinos, de acordo com a intensidade do esforço imposto ao sistema cardiorrespiratório e aos músculos, é preciso garantir o aporte adequado de nutrientes, inclusive de carboidratos, para evitar a perda de massa muscular e favorecer a diminuição do percentual de gordura.

Os suplementos para emagrecer fornecem as condições ideais para manter o gasto calórico durante os treinos de musculação no nível mais elevado possível, sem comprometer as reservas musculares e retardando a fadiga.

Nos exercícios aeróbicos como a corrida ou durante os treinos baseados no método HIIT, é possível otimizar a queima de gordura corporal, acompanhando os batimentos do coração e mantendo a frequência cardíaca dentro da zona alvo de treinamento.

Nesse momento, o uso de suplementos para emagrecer fornece mais um estímulo para o emagrecimento, fazendo com que o organismo priorize o estoque energético das células adiposas como forma de conseguir energia para realizar os exercícios.

Além disso, os suplementos para emagrecer atuam de modo a manter o metabolismo acelerado mesmo com o fim da atividade física, aumentando a quantidade de energia necessária para o funcionamento do organismo e, consequentemente, o gasto calórico ao longo do dia.

Uma vez que o consumo de suplementos para emagrecer provoca alterações no metabolismo, é preciso buscar orientação profissional para garantir os efeitos desejados e proteger a saúde, conforme explicaremos a seguir.

Por que o acompanhamento profissional é importante?

O uso inadequado de suplementos oferece riscos para a saúde, sejam suplementos para emagrecer, para aumentar a massa muscular ou para ter mais disposição durante o treino, dentre outros tipos.

Quando consumidos inadequadamente, os suplementos alimentares podem causar problemas como hipertensão, taquicardia, insônia, hepatite e até mesmo câncer.

Além disso, quando os suplementos para emagrecer são utilizados de maneira incorreta, o efeito provocado por eles pode ser o ganho de peso e não o emagrecimento, sobretudo se forem consumidos na ausência de uma rotina intensa de exercícios.

Por isso, é fundamental buscar orientação profissional antes de iniciar a suplementação, independentemente do tipo de suplemento alimentar consumido.

Os profissionais mais indicados para esse acompanhamento são o nutricionista, o endocrinologista e o nutrólogo, cada um com uma especificidade no conhecimento e na abordagem sobre a alimentação e a bioquímica do organismo.

Por outro lado, o educador físico também deve estar presente na orientação quanto ao uso de suplementos alimentares, pois ele conhece bem a fisiologia do exercício e as exigências energéticas dos treinos, o que é importante para avaliar a dieta de quem pratica atividades físicas.

Agora que você já sabe como os suplementos para emagrecer agem no organismo e quando é necessário incluí-los na rotina alimentar, vamos entender melhor os benefícios dessas substâncias para o seu treino e a sua saúde.

2. Os benefícios da suplementação

Um dos principais benefícios dos suplementos para emagrecer é a aceleração do metabolismo, estimulada pelo aumento da termogênese corporal.

A termogênese é o processo de aumento da temperatura do corpo causada pela elevação da do gasto calórico durante a absorção dos nutrientes pelo organismo.

Quanto mais gasto calórico, mais energia é demandada, de modo que o organismo precisa utilizar as reservas energéticas para manter o funcionamento de todos os órgãos e sistemas ao longo do dia.

Outro benefício dos suplementos para emagrecer é a priorização dos estoques de gordura corporal para produzir a energia necessária durante a realização de atividades físicas.

Além disso, graças à presença de substâncias antioxidantes em sua composição, os suplementos para emagrecer possuem ação positiva sobre o sistema imunológico, ajudando a prevenir doenças como diabetes, hipertensão e câncer.

Alguns suplementos para emagrecer atuam também como moderadores de apetite, reduzindo a fome e a compulsão por alimentos calóricos, como doces e frituras.

Por fim, os suplementos atuam na recuperação do tecido muscular após os treinos, ajudando o corpo a restabelecer as condições ideais durante o período de repouso e promovendo um desempenho melhor durante a malhação.

Porém, para que os suplementos para emagrecer possam acelerar o metabolismo, favorecer a queima de gordura corporal e promover todos os outros benefícios mencionados aqui, é preciso ter bastante atenção com os cuidados relacionados ao consumo correto dessas substâncias.

Isso é importante para evitar desperdícios, afinal o investimento, tanto de tempo quanto de dinheiro, na suplementação não é pequeno. Além disso, é preciso proteger o organismo dos efeitos provenientes do uso inadequado de suplementos alimentares.

Qual é a maneira certa de consumir suplementos para emagrecer?

Os suplementos para emagrecer devem ser consumidos na quantidade orientada pelo profissional de saúde ou pelo fabricante, nunca excedendo a dose recomendada ou tomando uma quantidade menor que a devida.

É importante seguir à risca os horários para consumo, ingerindo as porções ao longo do dia, sem esquecer das doses indicadas para o pré e pós treino.

Por outro lado, a manutenção de hábitos alimentares saudáveis é fundamental para garantir todos os efeitos dos suplementos para emagrecer. É preciso buscar nos alimentos as fontes ideais de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais.

Além de uma dieta rica e equilibrada, na qual as refeições são feitas nos horários corretos e de maneira tranquila, é preciso restringir ao máximo o consumo de alimentos gordurosos, de doces e também de bebidas alcoólicas, as quais são bastante prejudiciais para o resultado dos treinos.

A rotina de atividades físicas também precisa ser levada a sério, pois sem combinação de exercícios com a alimentação saudável é muito difícil eliminar a gordura corporal e o processo de emagrecimento fica prejudicado.

Considerando o tipo de atividade realizada na academia, bem como as características do metabolismo de cada pessoa, é possível optar pelos suplementos para emagrecer que melhor ajudarão na conquista do peso corporal ideal.

Conheça, a seguir, os principais tipos de suplementos para emagrecer e como eles atuam no organismo, favorecendo não somente a perda de gordura corporal, mas também a manutenção da massa muscular e o desempenho durante o treino, dentre os outros benefícios que já apresentamos.

3. Suplementos para perder peso

3.1 Fibras

As fibras são compostos vegetais que não podem ser digeridos, presentes em alimentos como cereais, verduras, legumes, frutas, grãos e sementes.

O bom funcionamento do sistema digestivo é fundamental para o processo de emagrecimento saudável. Nesse sentido, as fibras devem fazer parte do cardápio diário, pois elas favorecem o trânsito intestinal e, com isso, reduzem a absorção da gordura proveniente dos alimentos ingeridos.

Entretanto, para que as fibras possam auxiliar no emagrecimento, é preciso beber a quantidade adequada de água ao longo do dia, de modo a manter a hidratação e a solubilidade dos compostos fibrosos.

As fibras também auxiliam no controle dos níveis de colesterol e protegem o sistema digestivo de certos tipos de câncer.

Outros benefícios dos suplementos para emagrecer a base de fibras são a redução do apetite e o aumento da saciedade, o que pode estar relacionado com a influência das fibras sobre a sensibilidade do organismo à insulina.

3.2 Diuréticos

A retenção de líquidos é um problema que precisa ser evitado por quem está em busca do emagrecimento saudável. O inchaço e a sensação de cansaço causados pela retenção prejudicam o desempenho durante as atividades e dificultam a recuperação do organismo após os treinos.

Muitas vezes, o acúmulo de líquidos no organismo está relacionado à sobrecarga do fígado e dos rins, que são os órgãos responsáveis por filtrar o sangue, retirando o excesso de toxinas e outras substâncias prejudiciais.

Quando uma alimentação contribui para o acúmulo dessas substâncias, é preciso auxiliar o fígado e os rins a cumprirem a sua função e é aí que está a importância dos suplementos para emagrecer a base de diuréticos.

Também chamados de detox, esses suplementos promovem a elevação da atividade do fígado e dos rins, favorecendo a eliminação das toxinas acumuladas no organismo e combatendo a retenção de líquidos.

Os suplementos com propriedades desintoxicantes também fortalecem o sistema imunológico, graças à presença de vitaminas, sais minerais e antioxidantes em sua composição.

No entanto, é preciso ter cuidado com fórmulas milagrosas que prometem fazer a limpeza do organismo e promover a perda de peso.

Na verdade, a função de desintoxicar o sangue já é desempenhada naturalmente pelo fígado e pelos rins. O que os suplementos fazem é favorecer esse processo, por meio do aporte de nutrientes e outras substâncias que estimulam a função desintoxicante do organismo.

3.3 Termogênicos

Talvez, os termogênicos sejam os suplementos para emagrecer mais conhecidos na atualidade, graças ao uso cada vez mais recomendado dessas substâncias pelos profissionais da saúde especializados em emagrecimento e controle do peso corporal.

Alguns exemplos de alimentos termogênicos são a pimenta, a cafeína, o ômega 3, a chia, a canela e o gengibre. Eles recebem esse nome graças à sua capacidade de estimular a termogênese, processo metabólico sobre o qual já falamos no nosso artigo.

Além de elevar o gasto calórico e promover a queima da gordura corporal, os suplementos para emagrecer feitos a partir de alimentos termogênicos promovem a aceleração do metabolismo e são excelentes fontes de energia, aumentando a disposição para treinar.

Os termogênicos também ajudam no funcionamento do sistema digestivo, o que é um benefício extra para o processo de emagrecimento.

Porém, para que possam oferecer todos os benefícios para o processo de emagrecimento, é preciso consumir pequenas quantidades de termogênicos ao longo do dia, com atenção especial para os momentos antes do treino.

Mais uma vez, é importante ressaltar que o acompanhamento de profissionais como o nutricionista é fundamental para proteger o organismo dos efeitos prejudiciais causados pelo consumo inadequado de suplementos para emagrecer à base de termogênicos.

3.4 Carnitina

A carnitina é um aminoácido que participa ativamente do processo de queima da gordura corporal à medida em que o organismo precisa produzir energia para o seu funcionamento adequado.

Quando se pratica musculação de maneira regular, os efeitos da carnitina são potencializados, de modo que a combinação da suplementação alimentar à base dessa substância com os treinos para ganho de massa muscular é bastante benéfica para a diminuição do percentual de gordura e o controle do peso corporal.

Além de favorecer a queima da gordura corporal, a carnitina favorece a recuperação durante e após o exercício físico, aumentando a resistência à fadiga e melhorando o desempenho dos esportistas.

Os suplementos para emagrecer podem conter além da carnitina (na forma de L-carnitina), algumas substâncias termogênicas e antioxidantes, o que potencializa o seu efeito sobre a diminuição do percentual de gordura corporal.

3.5 Cromo

Uma das maiores dificuldades para quem está em busca do emagrecimento saudável é vencer a vontade de comer doces, chocolates, frituras e outros alimentos calóricos.

O cromo é naturalmente encontrado em carnes magras, queijos, cereais integrais, alho e brócolis, dentre outros alimentos. A suplementação desse mineral é importante porque ele está relacionado ao controle do metabolismo dos carboidratos e, consequentemente, na necessidade do consumo desses alimentos.

A insulina é o hormônio responsável por retirar a glicose do sangue e transportá-la para dentro das células, favorecendo a produção de energia. O cromo atua justamente na sensibilidade do organismo à insulina, melhorando o funcionamento desse hormônio e o controle dos níveis de glicose no sangue.

Devido à sua capacidade de regulação do metabolismo de cromo, o cromo é utilizado na fabricação de suplementos para emagrecer, ajudando também no controle do apetite como um todo.

3.6 BCAA

BCAA é a sigla para o termo em inglês branch chain amino acid, que pode ser traduzido como aminoácidos de cadeia ramificada. Trata-se da leucina, da valina e da isoleucina, dentre outros aminoácidos produzidos pelo organismo.

Embora não seja exatamente um suplemento para emagrecer, o BCAA é recomendado devido à sua capacidade de fornecer nutrientes que favorecem a manutenção da massa magra e o controle do peso corporal.

Para que o processo de emagrecimento tenha sucesso, é preciso investir no ganho de massa muscular, ao contrário do que muitas pessoas possam imaginar.

À medida em que o corpo ganha músculos, o metabolismo acelera e o organismo precisa de mais energia para manter o seu funcionamento saudável. Assim, as reservas de gordura são acionadas e o gasto calórico permanece mais alto mesmo quando o corpo está em repouso.

Além disso, o BCAA garante o aporte de energia necessário para o máximo desempenho durante os treinos, especialmente durante o exercício prolongado, evitando o catabolismo do tecido muscular e auxiliando na sua recuperação.

Para garantir seus efeitos benéficos, o BCAA deve ser consumido antes e depois dos treinos, sempre nas quantidades recomendadas pelo nutricionista ou outro profissional especializado em nutrição esportiva.

Agora que você já sabe como o ganho de massa muscular é importante para o emagrecimento, vamos finalizar nosso artigo falando de um dos suplementos proteicos mais conhecidos e utilizados, o whey protein.

3.7 Whey protein

Whey protein é o termo em inglês para proteína do soro do leite, popularmente chamado apenas de whey.

Embora a grande maioria das pessoas possa achar que o whey é um suplemento destinado apenas ao aumento da massa muscular, existem outros efeitos dessa substância para a saúde, tais como o emagrecimento e o controle do colesterol e dos níveis de açúcar no sangue.

Para que possa promover todos esses benefícios, os especialistas orientam que o consumo de whey protein seja feito em quantidades moderadas, preferencialmente antes ou depois dos treinos e sempre diluído apenas em água, pois o leite e outras bebidas podem prejudicar a sua absorção pelo organismo.

Quer turbinar os resultados do seu treino e alcançar a tão sonhada boa forma? Agora só depende de você!

Graças às orientações que compartilhamos aqui, você aprendeu tudo que precisa saber sobre suplementos para emagrecer e pode usá-los para acabar com a gordura localizada e melhorar o seu desempenho durante a malhação.

Com determinação e persistência, você será capaz de manter o foco na dieta e alcançar todos os seus objetivos rumo à boa forma.

Mas lembre-se: para que os suplementos alimentares possam, de fato, promover todos os benefícios para o seu treino e a sua saúde, é fundamental adotar uma dieta balanceada, investindo no consumo equilibrado de todos os grupos de nutrientes.

Trata-se da adoção de um estilo de vida saudável que exige escolhas diárias, nas quais é importante manter a qualidade das refeições sempre em sintonia com as exigências da rotina de exercícios físicos.

Além disso, é importante contar com o acompanhamento de profissionais qualificados, tais como educadores físicos e nutricionistas, que serão capazes de avaliar as suas necessidades energéticas e orientar o uso dos suplementos para emagrecer de maneira adequada.

Quer conferir mais dicas sobre emagrecimento, nutrição, fortalecimento muscular e prática esportiva? Siga a NewNutrition nas redes sociais e tenha acesso a um conteúdo especialmente selecionado sobre alimentação saudável no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

1 Comentários

  1. O mais importante é fazer com que a dieta se torne um estilo de vida. Felizmente consegui eliminar todos esses itens da minha dieta.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"