Saiba mais sobre o fisiculturismo no Brasil e suas categorias

Saiba mais sobre o fisiculturismo no Brasil e suas categorias
Avalie este conteúdo!

O fisiculturismo é um esporte que tem como finalidade o ganho de maior e melhor massa muscular. O objetivo é conquistado por meio da combinação de alimentação balanceada com a prática de exercícios de musculação. Tanto os homens, quanto as mulheres podem praticar e competir o fisiculturismo em modalidades e categorias diferentes. As normas para as competições nacionais são criadas e controladas pela Confederação Internacional de Fisiculturismo (IFBB).

Modalidades Masculinas

Fisiculturismo

Neste tipo de modalidade, os homens têm que desenvolver músculos para todas as partes do corpo a fim de conseguir o ganho máximo, mas isso deve ser feito com equilíbrio e harmonia. Assim, os competidores precisam exibir músculos totalmente desenvolvidos, sobretudo, proporcionais e simétricos (quanto mais detalhes, melhor). Há duas categorias: sênior e máster. A sênior possui oito subcategorias de peso (até 65 kg; 70 kg; 75 kg; 80 kg; 85 kg 90 kg; 100 kg; e acima de 100 kg). Já a máster tem três subcategorias divididas de acordo com a idade e o peso dos atletas: I (40-49 anos – até 70 kg; 80 kg; 90 kg e acima de 90kg). II (50-59 anos – até 80 kg e acima de 80 kg). III (acima de 60 anos – categoria aberta/única).

Clássico

É a modalidade que contempla o desenvolvimento dos músculos de uma forma que eles fiquem aparentes. Todos os atletas precisam seguir as regras estabelecidas pela IFBB, de acordo com a tabela da federação, existem quatro categorias correspondentes a essa modalidade, elas são baseadas na estatura física (até 168 cm; 171 cm; 175 cm; e 180 cm). A partir dessas normas, o peso corporal de cada atleta deve estar dentro do limite indicado para a estatura).

MEN’S Physique

A MEN’S Physique foi lançada em 2012 e, apesar de ser uma modalidade mais recente, ela é a mais popular. Isso porque sua prática define um físico menos musculoso, tipo buscado e conquistado por homens que querem manter um shape com aspecto atlético e esteticamente agradável. Não há limites de estatura física e nem de peso, ainda assim, os competidores têm que se apresentar de forma evidente e com confiança a fim de mostrar os músculos simétricos.

Modalidades Femininas

FITNESS Coreográfico

A modalidade que exige um tipo físico bem esculpido, torneado e com visual atlético. As competidoras são avaliadas durante a rotina que deve ter dieta controlada e exercícios de musculação, além disso, as mulheres também precisam se apresentar nas competições. Os jurados avaliam a firmeza do corpo e também os tônus musculares, além disso, observam autoconfiança, coordenação e equilíbrio de movimentos, flexibilidade e elegância.

 

Body fitness

A categoria body fitness corresponde às mulheres com físico muito bem torneado e com visual atlético. O público feminino competidor precisa apresentar aparência atlética geral do corpo com tônus muscular desenvolvido de forma simétrica e com baixa gordura corporal, além de beleza fácil, belos cabelos, confiança, graça e elegância.

Biquíni Fitness

As mulheres que escolhem essa modalidade precisam apresentar um corpo magro com características de leveza a partir do treinamento com pesos. Na verdade, o body fitness se assemelha bastante ao shape de uma modelo fitness. As competidoras têm que ter cintura fina, braços e ombros destacados levemente. A avaliação dos julgadores também é feita em relação ao aspecto da beleza facial, cabelo, maquiagem e biquíni.

Woman Physique

A modalidade Woman Physique foi criada para mulheres que desejam aumentar o nível de massa muscular a uma quantidade máxima com a rotina de dieta e treinamentos, mas sem ultrapassar os limites da anatomia e da saúde, assim, a silhueta e o volume do corpo precisam seguir padrões. Todas essas regras fazem com que o físico se torne menos musculoso com tipo atlético e esteticamente agradável, diferente das atletas de outras categorias mais pesadas do fisiculturismo que apresentam corpos extremamente musculosos e pouco femininos. A modalidade também é estabelecida por estatura, considerando até 163 cm e acima de 163 cm.

Wellness Fitness

A IFBB criou esta modalidade com o objetivo de levar todas as mulheres que frequentam o ambiente da academia e que têm o desejo de competir, embora não apresentem as exigências de outras modalidades e categorias do fisiculturismo. O público feminino correspondente à Wellness fitness tem certa desproporção dos membros inferiores (coxas e glúteos) em relação aos membros superiores (braços e troncos), ou seja, um shape que não é comum nas categorias mais clássicas do fisiculturismo, mas muito admirada na cultura brasileira. O corpo deve, sim, ter membros inferiores volumosos, mas de forma natural com mais definição e separação dos grupos musculares.

É importante lembrar também que nas competições, os atletas devem se apresentar com roupas de banho (sungas e biquínis) e se movimentar em diferentes posições que mostrem mais claramente o volume e a forma dos músculos.

Veja também: 

1 Comentários

  1. Tchêsays:

    Ola, Tenho 1,62 de altura e 31 anos.
    Posso participar do MEN’S Physique ? Tendo em vista a estatura Baixa ?

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"