Quantas vezes devo ir à academia na semana?

Quantas vezes devo ir à academia na semana?
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Na busca por um corpo mais bonito, a academia é certamente a alternativa mais indicada. Com uma boa rotina de treinos, aliada a alimentação adequada e repouso, é possível alcançar resultados significativos até mesmo antes do que se imagina.

Mas a pergunta que fica é: quantas vezes ir à academia em uma semana para conseguir ganhar massa muscular?

Se você tem essa curiosidade, acompanhe este texto. Temos uma estratégia que você pode adotar para alcançar resultados incríveis no tempo certo. Confira:

Treinando 3 vezes por semana

Malhar três vezes por semana significa trabalhar com uma frequência mínima para estimular a sua musculatura de modo que ela possa se desenvolver em longo prazo.

Essa informação é importante para que, mesmo em épocas em que tenha dificuldades para continuar treinando, você mantenha uma frequência mínima para não prejudicar sua sequência.

Além disso, essa é a rotina que iniciantes podem adotar para dar um tempo maior para a recuperação da musculatura entre um treino e outro.

Nesse caso, como você ainda está começando, é perfeitamente possível treinar todos os grupos musculares de uma única vez, exercitando peito, costas, ombros, bíceps, tríceps, pernas e abdômen no mesmo dia.

Treinando 4 vezes por semana

Assim que você atingir o nível intermediário, é possível aumentar um pouco a frequência em função de uma melhor distribuição dos grupos musculares na sua série.

Isso pode ser feito depois de seis meses em que a frequência de três treinos por semana for iniciada. Quando o seu corpo já estiver adaptado à rotina de treinamentos, consequentemente, torna-se mais viável trabalhar cada grupo muscular de maneira mais específica.

Nesse caso, você pode dividir seu treinamento entre grupos musculares superiores e grupos musculares inferiores, por exemplo, treinando bíceps, tríceps, ombros e costas às segundas e sextas-feiras e pernas às quartas-feiras e domingos.

Treinando 5 vezes por semana

A partir do momento em que você sentir-se plenamente adaptado à rotina, significa que já pode ir para o nível avançado. Nessa etapa, conhecendo todos os movimentos e tendo sido capaz de cumprir com disciplina os treinos propostos por pelo menos um ano, é recomendável treinar cinco vezes por semana ou mais.

Nesse caso, você pode dividir seu treino em três grupos musculares, executando a chamada série ABC. O mais comum nas academias é considerar o desgaste muscular e a recuperação para fazer essa divisão.

Assim, você pode treinar peito e tríceps no primeiro dia, bíceps e costas no segundo e pernas e ombros no terceiro, podendo descansar dois ou três dias durante a semana entre um dia de treino e outro.

Quantas vezes ir à academia: a dica final

Peito, bíceps e pernas são músculos que exigem maior recuperação que tríceps, costas e ombros. Assim, o ideal é sempre treinar um músculo de mais difícil recuperação junto de outro de mais fácil. Vale lembrar que, como mencionamos, essa dica deve ser considerada especialmente por atletas mais avançados.

Enfim, se você não sabe quantas vezes ir à academia, essas dicas podem ser úteis para ajudar na sua organização. O resto é disciplina e foco. Bons treinos!

Quais suplementos alimentares tomar para recuperação?

Mais importante que os treinos é a alimentação! Não basta treinar e não se alimentar corretamente. Com isso existem alguns produtos que auxiliam no ganho de massa muscular e recuperação pós-treino, veja:

  1. Whey Protein – Proteína do soro do leite, essencial para a hipertrofia
  2. BCAA – Aminoácido ideal para recuperação muscular
  3. Glutamina – Aminácido mais indicado para imunidade
  4. Creatina – Aminoácido que auxilia no ganho de força 

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2 Comentários

  1. Jozeliasays:

    Sou uma ininciante, e treino 5 vezes na semana e descanso dois. Meu objetivo ganhar musculação mais rapida.

  2. Danielesays:

    Aqueles que desenvolvem um corpo bem definido treinam todos os dias, não há segredo nem preguiça.

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