Os principais benefícios do suplemento Whey Protein

O suplemento Whey Protein não é um produto novo no mercado, e o número de pessoas que busca por ele é cada vez maior.

O objetivo é simples, e para a grande maioria das pessoas, apenas um: ganhar massa muscular. Porém, o que muitos não sabem, é que o suplemento Whey Protein pode oferecer muito mais benefícios do que simplesmente aumentar a massa magra.

O suplemento é feito à base da proteína extraída de soro de leite, que se forma durante o processo de fabricação de queijos. A proteína extraída desse soro possui um valor biológico muito alto.

Por esse motivo, alguns suplementos são caros. Quanto mais difícil o processo de extração e maior o valor biológico da proteína, maior o preço.

A função dessas proteínas extraídas do soro é reparar as lesões musculares causadas durante um exercício físico, preenchendo o espaço das fibras e aumentando o tamanho do músculo.

Apesar de isso acontecer de forma natural, durante o descanso após o exercício, o uso de suplementos acelera esse processo. Seria então saudável usar o suplemento Whey Protein?

Mal, ele não faz. Mas nem todos podem tomar o suplemento, e daqui a pouco você entenderá algumas de suas restrições!

Para que serve o suplemento Whey Protein?

O suplemento serve não só para aumentar a massa muscular, mas também para:

  • Emagrecer;
  • Controlar os níveis de LDL e HDL;
  • Controlar a glicose no sangue;
  • Fortalecer a ossatura;
  • Fortalece o sistema imunológico.

Todos os alimentos podem ser classificados de acordo com seu valor biológico, que determina quão eficiente um determinado grupo de alimentos pode ser para o organismo, com base em uma dieta, no valor nutricional ou nos valores diários de algum nutriente.

Essa escala é muito utilizada para alimentos ricos em proteínas. Para que você possa ter uma ideia do valor nutricional do suplemento Whey Protein, dê uma olhada abaixo no valor proteico de três alimentos e do suplemento:

  • Albumina: 100
  • Peixes em geral: entre 83 e 85
  • Leite de vaca: entre 92 e 94
  • Suplemento Whey Protein: 160

Outro motivo pelo qual o uso do suplemento é importante para quem pratica atividade física intensa é a concentração de BCAA, aminoácidos que só são obtidos através da alimentação e são uma excelente fonte de energia para os exercícios.

Existem alguns tipos diferentes do suplemento no mercado, sendo que o mais comum/utilizado é o suplemento com proteínas isoladas. E a concentração de proteínas é muito alta: algo próximo de 96% da composição do suplemento!

Para que você pudesse assimilar toda essa quantidade através da alimentação, seria o mesmo que tomar aproximadamente 2.000 caixas de leite!

Quais são os benefícios do Whey Protein?

1. Crescimento de massa muscular

Um dos principais benefícios do suplemento é a rápida regeneração muscular, que acontece através da substituição das fibras rompidas pelas proteínas do suplemento.

Isso também acontece porque o suplemento é responsável por uma maior fixação de nitrogênio por parte dos músculos (motivo da hipertrofia muscular).

2. Colesterol

Essa informação ainda não pode ser confirmada, mas vários estudos foram feitos e alguns ainda estão em processo sobre a regulação do colesterol por parte do suplemento.

Ao que tudo indica, após os resultados de algumas pessoas submetidas ao teste com o suplemento Whey Protein, as quantidades de LDL no organismo diminuíram (o colesterol ruim), enquanto as de HDL aumentaram (colesterol bom).

3. Controle de açúcar

Uma das funções mais importantes do suplemento Whey Protein é controlar a quantidade de glicose no sangue, o que faz do suplemento uma opção saudável para portadores de Diabetes.

Contudo, nem todas as pessoas podem tomar. Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento com o suplemento, é preciso passar por um médico e um nutricionista.

Além disso, como as proteínas do Whey Protein possuem um valor maior, são excelentes substitutas para alguns alimentos não tão ricos em proteínas e que ainda contenham excesso de açúcar e gorduras.

4. Fortalecimento ósseo

O suplemento também pode ser consumido por idosos com o intuito de fortalecer a ossatura, já que o suplemento ajuda a calcificar os ossos e os fortalece.

Ao longo dos anos, seu consumo pode prevenir doenças como a osteoporose!

Existe algum efeito colateral?

Existem alguns efeitos colaterais pelo uso do suplemento, e por esse motivo ele não deve ser usado em exagero, muito menos substituindo alguma refeição.

Como ele é rico em proteínas, pode sobrecarregar os rins em casos de pessoas que tem ou já tiveram algum tipo de deficiência renal, já que todo o excesso vai para esse órgão. Se a pessoa não ingerir muita água, pode até desenvolver pedra no rim.

Outro fator que ainda está sendo estudado é o envelhecimento celular precoce. Apesar de o suplemento oferecer diversos benefícios, quando usado em quantidades maiores pode reverter o processo e sintetizar uma quantidade bem acima do normal de radicas livres, responsáveis pela oxidação celular.

Além disso, o suplemento Whey Protein é calórico. Então, se a pessoa que usar não queimar mais calorias do que ingerir com o shake, poderá ganhar muito peso ao invés de apenas ganhar mais massa magra.

Qual é a dose recomendada?

Depende muito do seu objetivo com o suplemento. Caso seja o de ganhar massa muscular, o ideal é tomar uma ou duas doses por dia (ainda é melhor que seja tomada uma dose), e de preferência, logo após o seu treino.

A quantidade gira em torno de 40  a 60 gramas, mas isso depende de alguns fatores, como:

  • Sua idade;
  • Seus valores diários;
  • Seu peso;
  • A intensidade do seu treino;
  • Sua alimentação.

O ideal sempre é tomar o suplemento Whey Protein com água, para não atrapalhar um dos grandes diferenciais desse suplemento, sua rápida absorção pelo organismo.

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4 Comentários

  1. andrelicesays:

    Comecei usar suplemento p ganha massa .mas ate agora sen resultado.

    • Redação NewNutritionsays:

      Olá boa tarde!
      Para você ter resultados não basta apenas o uso de suplementos, existem outros fatores que são ainda mais importantes. Como um acompanhamento adequado por profissionais da área, como nutricionistas, educadores físicos para adequar a dieta e treino corretos para seu objetivo. Tendo tudo isso alinhado o suplemento alimentar vai somar muito na sua dieta.

  2. HENRYsays:

    Uso whey como recomendado pelo fabricante com agua ou leite desnatado…tem algum problema tomar com o leite desnatado já q vc colocou q é melhor tomar com água?

    • Redação NewNutritionsays:

      Olá não existe nenhum problema em tomar com o leite desnatado. Porém a uma diferença sim em relação a tomar com água, pois com água a absorção será mais rápida e no pós treino isso pode ser uma vantagem. Agora quando você toma no desjejum, aonde você não necessita de uma absorção tão rápida, uma boa opção é tomar com o leite desnatado.

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