Óleo de coco: Refinado vs Extra virgem

Quando o assunto é óleo de coco, já é possível pensar em diversos benefícios deste poderoso alimento. Mas, você sabe qual é o ideal para consumo e culinária? Veja agora e saiba mais sobre óleo de coco.

O que é óleo de coco refinado?

O produto refinado é ‘secado’, o coco então é assado antes do óleo ser extraído. Depois o mesmo é filtrado para que seja livre de bactérias, partículas de sujeira e etc. O resultado é de um produto incolor e sem sabor. Perfeito para hidratar a pele, cabelo, entre outros fins cosméticos. Não se limitando somente a estes fins, o óleo de coco refinado também é recomendado para pessoas que não toleram o sabor do coco nos alimentos. Além disso, o produto refinado se torna ideal para fins culinários, pois seu ponto de fumaça pode chegar até 400 graus.

 

O que é óleo de coco extra virgem?

O óleo de coco se torna em sua forma mais natural possível. Pois não é utilizado nenhum processo artificial em sua filtragem, na verdade, nenhum processo químico é utilizado. Porém o mesmo não é indicado para cozinhar, pois o seu ponto de fumaça é mais baixo. Outro fator a ser destacado quando comparado ao produto refinado, é seu sabor e cheiro, no caso do extra virgem, ele irá apresentar todas as características sensoriais do coco in natura.

 

Qual é o melhor óleo de coco?

Na verdade não existe melhor, e sim aquele que se encaixa melhor em sua rotina. Ambos possuem todos os benefícios do óleo de coco, contendo altas quantidades de ácidos graxos de qualidade. Se você está buscando benefícios cosméticos, o óleo de coco é o produto certo.

Veja, também Ômega 3 e seus benefícios!

9 Benefícios do óleo de coco?

  1. Grande suporte para o sistema imunológico: Sendo anti-viral, anti-bacterial, anti-fúngico e anti-parasitas.
  2. Por conter triglicerídeos de cadeia média TCM promove naturalmente rápida fonte de energia, resultando em maior performance.
  3. Melhora a função digestiva e absorção de nutrientes, vitaminas e minerais.
  4. Prevenção de radicais livres que são responsáveis por causar envelhecimento prematuro e doenças degenerativas.
  5. Promove o bom colesterol (HDL)
  6. Reduz o risco de problemas cardíacos.
  7. Ajuda na prevenção de problemas nos rins e infecções na bexiga.
  8. óleo de coco ajuda na redução de peso.
  9. Auxilia na manutenção do cabelo, para a pele e promove proteção solar.

 

Ácido Láurico

É encontrando de forma abundante no leite materno e é convertido a uma substância chamada monolaurina. Monolaurina mostrou potenciais benefícios em seu aumento do sistema imunológico, no combate de doenças. Um estudo combinou ácido láurico vindo do óleo de coco, óleo de orégano, e acharam sua efetividade no combate de bactérias comparado ao antibiótico. Também foi mostrado sua prevenção em algumas formas de cânceres. O óleo de coco contém 40% ácido láurico, a fonte natural mais rica disponível.

 

Ácido Caprílico

Muitos dos benefícios citados são responsáveis pelo ácido caprílico contido no óleo de coco. é um dos 3 ácidos graxos encontrados no óleo de coco. É um triglicerídeo de cadeia média (TCM) com potentes propriedades anti bactericidas e anti-inflamatórias. Estas propriedades fazem do ácido caprílico um tratamento para diversas condições, inclusive o risco de resistência a antibióticos

Conclusão

Como vimos, não há tantas diferenças quando comparamos o refinado e o extra virgem. Se você tem intolerância a sabor e cheiro do coco, então recomendamos o refinado, ou se você pretende utilizar o produto para fins culinários. Lembre-se que o principal diferencial de ambos é seu ponto de fumaça, quanto mais alto, melhor para cozinhar. 

Gostou, veja também: Tudo sobre Aeróbico em Jejum!

 

1 Comentários

  1. Edson Santos perrottisays:

    Aonde posso adquirir o óleo de coco orgânico e. De excelente qualidade?

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"