O segredo da força de Milo de Crotona

Há 2,500 anos atrás, um homem com uma força incrível se situava na antiga Itália. Seu nome era Milo de Crotona, o lutador com maior sucesso da época. Milo foi 6x campeão de luta livre nos jogos olímpicos da Grécia. Ele também dominava outras competições, como os jogos Píticos, do qual foi campeão por 7x e logo outros jogos como os Ístmicos 10x e os jogos Nemeus por 9x.

Agora, o que você deve estar se perguntando: O que Milo pode nos ensinar sobre treino e ganho de massa muscular? Você irá entender depois de ler o conto baseado em sua história.

Quantas vezes é preciso se alimentar ao dia, para o ganho de massa muscular?

Como Milo de Crotona conseguiu tanta força e massa muscular?

Como visto na introdução, Milo possuía uma grande força, resultado de uma boa estratégia, bem simples por sinal. Um certo dia, um bezerro havia nascido perto de sua casa, e o lutador então decidiu levantar o pequeno animal e carregá-lo em seus ombros.

No dia seguinte, ele retornou e fez a mesma coisa. Milo continuou sua estratégia por anos, carregando o bezerro em seus ombros a cada dia com seu crescimento, até que ele não mais era um bezerro e sim um touro. Os princípios do treino de força estão dentro deste conto lendário de Milo:

1. Comece com pouca carga

Por acaso Milo começou carregando o touro no primeiro dia? Com certeza não. Então por qual motivo você estaria aumentando todas as suas cargas nos primeiros dias? Por isso, comece com baixa intensidade, cargas moderadas. Se você pratica outra atividade física, lembre-se de ir avançando com baixa intensidade. Milo nunca poderia ter começado com um touro, ele não teria conseguido levantar nem metade do animal e logo estaria lesionado, pois seu corpo não estava condicionado a tal peso e intensidade.

2. Mantenha o ritmo dos treinos

Outro fato interessante é a frequência, da qual é muito importante para evoluir dentro do esporte. Milo também não teria levantado o touro em vezes alternadas, sem ter feito todo o progresso de carga, que foi carregar o animal todos os dias, e de pouco em pouco, o animal ficava mais pesado.

É muito normal notar academias cheias em vésperas de feriados ou próximo do verão e outros períodos a mesma se encontra vazia, não é mesmo? Mas, será que essas pessoas conseguiram manter seu nível de intensidade, treinando dessa forma? Por isso, mantenha frequência dentro do seu esporte, para que haja progressão de carga, massa muscular e condicionamento.

3. Lento, gradual e razoavelmente

Um peso aqui, outro ali! Todos os dias o bezerro ganhava um pouco de peso. E logo, esses pequenos kilos, se tornaram significantes em pequeno espaço de tempo.

Funciona exatamente assim. Você consegue agachar com 1kg a mais essa semana do que na passada? A maioria provavelmente conseguiria. E se você adicionar 1kg por semana por 2 anos, estaria agachando com 100 kg a mais do que faz hoje. Quantas pessoas que conhece que está agachando com essa proporção de peso hoje, quando comparado a anteriormente? Não são muitas.

Pequenos ganhos adicionados rapidamente. Uma caminhada em ritmo acelerado pode levá-lo longe. O peso na barra deve aumentar como o peso do bezerro: Lento, gradual e razoavelmente.

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Chaves para progressão muscular

A – Limite – (comece com cargas baixas e maior volume de repetições)

B – Consistência no treinamento (frequência)

C – Melhora gradual (kg por kg)

Conclusão sobre o ganho de força de Milo:

O que aprendemos como Milo de Crotona? para evoluir, é preciso ter consistência. É dessa forma que grandes atletas dos quais admiramos treinam. Tenho certeza de que nunca viu nenhum deles começando seus treinos em dias e logo estavam nas olimpíadas. Por trás disso, existe uma história, da qual você também pode criar e se tornar um grande campeão, assim como Milo de Crotona.

Quantas vezes devo ir à academia na semana?

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