O que escolher no supermercado? Seu check-list completo

O que escolher no supermercado? Seu check-list completo
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É muito comum você entrar no mercado e não saber por onde começar ou escolher a maior parte dos alimentos desnecessários. Isso não irá mais acontecer! Criamos um check-list com alimentos práticos, saudáveis e baratos. É hora de comer bem!

 

  1. Frutas

Você precisa ter frutas em casa! As mesmas são ideais para qualquer tipo de planejamento alimentar, fornecendo fibras, sabor e micronutrientes. Você pode adaptar em suas receitas ou comê-las da forma que preferir. Além disso, oferecem um bom preço. Veja algumas destacadas:

 

  • Banana
  • Maçã
  • Pera
  • Morango
  • Uva
  • Abacaxi

  1. Vegetais e legumes

É importante  dentro de uma alimentação saudável incluir vegetais e legumes, para aumentar o aporte de micronutrientes (vitaminas e minerais). Os mesmos também fornecem boas quantidades de carboidratos, macronutrientes fundamental para obter mais força e energia.

 

  • Alface
  • Espinafre
  • Couve
  • Brócolis
  • Vagem
  • Cenoura
  • Abobrinha
  • Mandioca / Aipim
  • Batata doce e inglesa
  • Feijão

 

  1. Cereais

Além de serem ricos em fibras, também podem apresentar carboidratos. Sendo rico em fibras, irá auxiliar a melhorar a saciedade, diminuir índice glicêmico das refeições e ainda fornecer energia. Os cereais combinam muito com o café da manhã e lanches durante o dia, além de promoverem muito mais saúde a sua função intestinal.

 

  • Arroz
  • Aveia
  • Farelo de linhaça

 

  1. Proteínas

Para ganhar massa muscular, este macronutriente não deve faltar. O mesmo irá auxiliar também na formação tecidos e recuperação muscular. Os alimentos destacados fornecem boas quantidades de aminoácidos essenciais, resultando em um melhor aproveitamento do seu organismo. A quantidade a ser utilizada irá depender muito de suas necessidades e peso, geralmente recomendado por profissionais da área de saúde 0,5 a 1,8g de proteína por kg, porém recomendamos que consulte com um nutricionista.

 

  • Peito de frango
  • Carne vermelha
  • Peixe
  • Ovos
  • Iogurte
  • Queijo cottage
  • Lentilha
  • Quinoa

 

  1. Gorduras

Poliinsaturadas e monoinsaturadas são conhecidas como benéficas a saúde, pois apresentam diversos benefícios à saúde, principalmente a cardiovascular. As mesmas podem diminuir também o LDL ‘’colesterol ruim’’. De forma geral, as gorduras também contribuem para formação hormonal, saciedade e função intestinal.

 

  • Abacate
  • Castanhas
  • Pasta de amendoim (sem açúcar)
  • Azeite

 

  1. Especiarias e ervas

Podem parecer simples temperos de cozinha, mas possuem diversos benefícios. Há uma diversidade de especiarias, mas destaquei estas a vocês por ter uma boa experiência em seu uso. Veja, além de trazerem benefícios à saúde, as especiarias dão um toque a mais no sabor. O gengibre por exemplo, contém gingerol que é um potente anti-inflamatório e a pimenta que atua como um termogênico. Ter um estilo de vida alimentar saudável não significa ser ruim em sabor, muito pelo contrário, você poderá deixar seus alimentos muito mais saborosos com a adição destes ingredientes.  

 

  • Alho
  • Pimenta
  • Gengibre
  • Canela
  • Manjericão
  • Alecrim

 

Conclusão

Esses foram apenas alguns dos alimentos a serem escolhidos. Os mesmos são práticos e podem ser transformados e adaptados em diversas receitas saborosas para criar todos os dias. Uma alimentação saudável é baseada em alimentos variados, lembre da figura do prato colorido.

 

Não diga que ser saudável é caro, há muitas formas de se alimentar sem gastar muito e também de realizar atividade física. Se você busca perda de peso ou ganho de massa muscular é essencial que realiza também atividades físicas.  Consumir alimentos frescos sempre serão a melhor opção, não se engane com alimentos enlatados, embutidos e produtos pré-assados.

 

O consumo de quantidade de água é obrigatório e fundamental para sua saúde. Essas foram algumas dicas para posicioná-lo melhor sobre alimentação saudável e de como é simples. Agora, dá próxima vez que for ao mercado, lembre de alguns alimentos listados por aqui e adapte-os em sua rotina.  

 

Se você está buscando emagrecimento ou ganho de massa muscular, busque sempre antes a orientação de um profissional da área de saúde.

 

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