Dá para emagrecer sem cortar o carboidrato?

Dá para emagrecer sem cortar o carboidrato?
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É comum escutar que para um emagrecer de uma vez, você precisa tirar os carboidratos da dieta. Mas, será que isso é um fato verídico mesmo? Ou podemos comer carboidratos e emagrecer? Veja agora!

 

Você sabe o que é um carboidrato?

Ok! Sem muita falação, carboidrato é um macronutriente formado por moléculas de hidrogênio e oxigênio. Sua função depois de absorvido, é liberar glicose e fornecer energia para as células. Portanto, esse macronutriente é conhecido como energético.  

 

Carboidratos com baixo índice glicêmico X alto índice glicêmico  

 

Outro fato comum de escutar, quando se trate de emagrecimento, é cortar todos os carboidratos simples (alto índice glicêmico) e substituir pelos complexos(baixo índice glicêmico). Não é preciso levar isso ao pé da letra, é possível sim, perder peso e consumir alimentos que não são de versão integral.

 

Por exemplo, digamos que comeu arroz branco, uma carne e salada temperada com azeite e o outro prato é arroz integral e uma carne, o resultado dessa análise em relação a absorção e saciedade é praticamente o mesmo, mesmo  o arroz branco ser considerado um carboidrato simples, a mistura dos outros alimentos com ele diminui sua absorção, tornando o esvaziamento gástrico mais lento. Portanto a resposta para isso é: Se prefere um carboidrato simples, adicione uma fibra junto ao mesmo e assim terá uma digestão mais lenta e de baixo índice glicêmico.  

 

Uma refeição rica em carboidratos X uma baixa

Diga-me antes que faz atividade física, e eu poderei responder esta questão com maior exatidão, até rimou. A quantidade de carboidratos da refeição irá depender, pois caso faça atividade física e procura maior energia e força durante o treinamento, é interessante que essa refeição então seja com maior proporção de carboidrato.

 

Veja, se você não vai realizar atividade física em algumas horas depois da refeição, não há necessidade da mesma ser rica em carboidratos, a menos que você possua um metabolismo bem acelerado e está tentando aumentar as calorias de sua alimentação, seria um caso à parte.

 

Portanto, no momento em que estiver colocando alimentos em seu prato, é importante que avalie suas necessidades, e notar se há necessidade de um maior consumo de carboidrato, pois o aumento do consumo calórico e menor fator de atividade física, irá resultar em um acúmulo de energias ou seja, aumento de gordura.

 

Não consigo ficar saciado comendo pouco carboidrato, o que fazer?

Se não está ficando satisfeito, então é hora de adotar algumas estratégias em sua alimentação. Não se esqueça de que um bom prato é composto por proteína, carboidrato, gordura e fibras. Será que o seu está assim?

 

Aposto que não! A maioria dos pratos é composta apenas por carboidrato e proteina ou apenas carboidrato e gordura ou proteína e carboidrato e as fibras sempre deixadas de lado.

 

Hoje em dia, as dietas são baseadas em carboidrato e proteína, principalmente quando o assunto se trata em ganho de massa muscular, lembre-se de que os micronutrientes estão também nos vegetais.

 

Experimente elaborar pratos mais coloridos e com porções divididas, adicione maior quantidade de vegetais em seu prato, coloque boas fontes de gordura, proteína e um pouco de carboidrato. Que um exemplo de prato? Ok, vamos lá.

 

1 porção de aipim/mandioca
1 porção de filé de frango ou proteína vegetal

1 porção de salada com folhas verdes escuras
Adicione na salada azeite e farelo de linhaça ou fibra em pó.
1 porção de legumes cozidos no vapor

Evite carboidratos refinados

Não estou dizendo para ficar 100% regrado todos os dias, o que quero dizer a você leitor, é que mantenha uma moderação. Carboidratos refinados são os tradicionais açúcares dos quais encontramos em produtos industriais e caseiros, como bolos, doces, sobremesas caseiras e entre outros.

 

Mantenha um controle nestes carboidratos, não é necessário zerar o seu consumo, até porque não é preciso abster dos prazeres alimentares para emagrecer, é possível sim perder peso e ainda aproveitar bons pratos. Quando for comer uma sobremesa, é indicado que a consuma depois de alguma refeição, para que assim as fibras da refeição diminua o tempo de absorção do doce.

 

O problema de ingerir doces é o seu horário, evite comê-los com estômago vazio, isso resultará em picos de insulina e acúmulo de gordura.  

 

Conclusão

Não é necessário retirar carboidratos de sua alimentação, lembre-se que os mesmos são necessários para seus estoques energéticos. Carboidratos simples nem sempre são vilões, saiba utilizá-los de maneira correta, e não se esqueça de que uma boa alimentação é aquela que trabalha com variedade. Coma bem e com sabedoria!

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