Coronavírus

Tudo sobre Pandemia do novo Coronavírus.

Como surgiu o coronavírus?

A história do coronavírus pode ter dado início em 1965, quando Tyrrell and Bynoe encontraram. O mesmo foi encontrado em culturas embrionárias obtidas através do trato respiratório por um adulto já infectado com uma gripe comum. Coronavírus é pertencente a uma grande família de vírus desde 1960, responsáveis por adoecer animais e humanos. Em nós humanos, diversos coronavírus são bem familiarizados por causarem problemas respiratórios, sendo encontrado já alguns casos em 2003, contaminando pelo menos 5 humanos e seu potencial de virulência pode ser comparado a um resfriado comum ou até graves doenças respiratórias. A descoberta mais recente do novo coronavírus é o COVID-19 

O que é o coronavírus?

COVID-19 é uma doença contagiosa causada por um novo modelo de coronavírus descoberto em Wuhan, na China, em dezembro de 2019. Desde o início, esse coronavírus também conhecido como SARS-COV-2 começou a se espalhar por diversos países no mundo, se responsabilizando por milhões de pessoas contaminadas, resultando muitas fatalidades, sendo Itália e Estados Unidos como exemplos. Em pouco tempo, devido a sua fácil transmissão, começamos a verificar um alto crescimento aqui no Brasil, e com o passar dos dias sua curva só aumentou, ocasionando mortes em diversos estados do país. A doença está ativa 24 horas por dia, vamos nos cuidar. 

Quando será o pico de coronavírus no Brasil?

Ainda não está tão claro para os cientistas quando teremos um pico do vírus aqui no Brasil. No entanto, segundo algumas conclusões, baseados em casos de doenças respiratórias no país, o pico poderá ser no começo de maio.

Quando o coronavírus vai acabar?

Gostaríamos muito de poder responder essa pergunta com a maior exatidão e certeza, porém ainda não temos pesquisas sobre o final da pandemia. O que está sendo feito para melhorar a transmissão é a contenção das pessoas em casa e o uso contínuo obrigatório de máscaras em ambientes públicos. 

Como está o coronavírus no Brasil?

Segundo o Ministério da Saúde, o número de mortes pelo COVID-19 chegou a 77 confirmadas no dia 26/04, tendo um aumento de 20 casos em comparação ao último e registro de 57 mortes. O Ministério da Saúde também pode confirmar 2.915 casos de infecção, com um índice de letalidade em 2.7%.

Total de óbitos – 9.637

Entre os estados com casos confirmados no Brasil são: 

São Paulo (39.928 Casos) ( 3.206 Mortes)
Rio de Janeiro (14.156 Casos) ( 1.394 Mortes)
Ceará (13.888 Casos) ( 903 Mortes)
Distrito Federal (2258 Casos) ( 38 Mortes) 

Até o momento, grupos com idade de 69-70 são de maior risco. 

Sobre esses dados

Mudam rapidamente: Dados em tempo real aqui.

O que fazer na quarentena?

A melhor pergunta é, o que não fazer na quarentena? Veja, a inúmeras atividades para você começar, imagine um hobby caseiro que sempre gostou mas não tinha tempo? Como jardinagem e até mesmo pintura? Agora você pode aproveitar e interagir com seus livros, realizar cursos online e entre outros. 

Coronavírus

Lembre-se de que a atividade física não pode parar, e por isso nós da NewNutrition disponibilizamos diversos conteúdos para você se manter ativo e com muita saúde. Outra atenção que você precisa dar é sempre uma boa alimentação, para manter sua imunidade lá no alto. Você pode associar dentro do planejamento alimentar suplementos de vitaminas e minerais, para dar uma força ainda maior a seu organismo. 

O que fazer em caso de suspeita de coronavírus?

Em todo caso, a primeira coisa a ser feita, segundo recomendações do Estado, é permanecer em casa com os sintomas. Evite ir aos hospitais procurando testes, os mesmos estão muito lotados já com outras patologias.

Se apresentar evolução no quadro, ocorrendo severa dificuldade respiratória, esse é o momento de procurar um médico, não se esqueça de utilizar sempre máscara e luva em locais públicos, para evitar a contaminação. 

O que fazer se estiver com coronavírus?

Caso a doença seja contraída, recomendamos que siga todos os procedimentos clínicos e que em muitos casos, quando o indivíduo contrai o vírus, o mesmo fica isolado no hospital em observação. 

O que fazer se tiver sintomas de coronavírus?

Procure uma unidade Corona o mais rápido possível. Mas antes de tomar essa medida, lembre-se de confirmar se realmente são sintomas relacionados ao COVID-19 

Falta de ar, o que fazer?

Se você apresentar falta de ar, procure por outros sintomas relacionados ao coronavírus, pois a dificuldade respiratória pode ser ocasionada também por outros motivos, verifique cada sinal de seu corpo e se aumentar a dificuldade, recomendamos que corra a uma unidade de saúde. 

Assuntos relacionados em alta:

Nicotina e Coronavírus

Um estudo francês surgiu a tona mostrando que a nicotina pode auxiliar no tratamento do coronavírus, no entanto, nada foi confirmado, além disso, um dos participantes do estudo foi financiado por uma grande empresa de tabaco. 

Muito pelo contrário, tabagistas tendem a ter mais problemas respiratórios e com a contração do vírus, seus sintomas podem se tornar muito mais graves quando comparados a uma pessoa não fumante. Portanto, é indicado evitar o uso do cigarro e caso já seja tabagista, que o mesmo busque cessar logo  

Imunidade

Estar com a imunidade em dia é muito importante!

Veja produtos para auxiliar na sua imunidade.

Imunidade

Auxílio emergencial

É um benefício sancionado pelo nosso Governo Federal destinado aos trabalhadores informais, autônomos, microempreendedores (MEI) e desempregados. Com o objetivo de proteger contra a crise financeira de forma emergencial causada pela pandemia. 

Máscara

O uso de máscara se tornou obrigatório em qualquer estabelecimento público. A máscara deve tapar boca e nariz. Veja as medidas estabelecidas pelo Ministério da Saúde: 

  • 21 cm (altura)
  • 34 cm (largura)
  • Camada dupla.
  • Caso seja descartável, trocar a cada 2 horas. 
  • Seu uso deve ser individual.
     

Álcool gel

Previamente antes da utilização do álcool em gel 70%, é preciso higienizar as mãos com água e sabão e depois aplicar o álcool. 

Lavar as mãos

Essa prática deverá ser constante, sempre que for realizar alguma tarefa ou atividade fora de casa. Sempre utilize álcool em gel 70%. 

Isolamento social

Foi adotado como medida preventiva contra a pandemia COVID-19

Segunda-feira, 27 de Abril de 2020 

REFÊNCIAS:

Ministério da Saúde 

The Pediatric Infectious Disease Journal: November 2005 – Volume 24 – Issue 11 – p S223-S227

doi: 10.1097/01.inf.0000188166.17324.60

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"