Como ter um corpo sarado? 7 dicas para você começar hoje

Amanhã eu começo. Quantas vezes você já disse essa frase? Acredite, você não está sozinho. A maioria das pessoas sente dificuldade de iniciar uma rotina de exercícios físicos e mudar a alimentação, mesmo não estando satisfeitas com o próprio corpo.

A boa notícia é que, não somente é possível quebrar esse hábito de procrastinação, como é possível fazer isso de forma leve, se divertindo durante o percurso. Deseja saber como? Acompanhe, na sequência, 7 dicas sobre como ter um corpo sarado!

“Quase na porta de casa!”

Procure um lugar de fácil acesso. É ideal que o local onde você vai se exercitar seja perto de sua casa ou outro lugar onde passa muito tempo. Caso não seja possível, procure uma academia entre a rota de sua casa e seu trabalho, por exemplo. Dessa maneira, a atividade torna-se parte de seu caminho.

O início de qualquer rotina de exercícios é desafiadora e, em alguns dias, a vontade de ficar em casa fica grande. Quando o local é fácil de ir ou está dentro de seu percurso, o esforço para continuar é menor.

Cuide com carinho de sua alimentação

Apesar de ser a dica mais comum, é também a mais importante. Para quem quer ficar sarado, é importante estar em dia com as informações nutricionais dos alimentos. Uma alimentação desbalanceada poderá levar ao ganho de gordura ou à perda de massa magra.

A melhor opção é procurar um profissional em nutrição e criar um cardápio de refeições que se encaixem no seu gosto e rotina. Dessa forma, a proporção de carboidratos, proteínas e gorduras estará propícia para que haja ganho de músculo com a prática de atividades físicas.

O caso de Alberto demonstra isso muito bem. Acostumado a malhar e correr longas distâncias, Alberto não conseguia perder peso. Ele aumentou as distâncias corridas e, para sua surpresa, engordou.

Alberto sempre gostou muito de cozinhar e prepara grande partes de suas refeições. Por estar correndo mais, ele resolveu aumentar a quantidade de carnes que come para conseguir consumir mais proteína e evitar perder massa magra. Ele achou que isso funcionaria e foi uma grande surpresa quando viu que ganhou gordura. O que Alberto fez de errado?

Existe uma explicação muito simples para o que aconteceu:

Alberto não sabia preparar suas refeições de forma saudável. Consumia muitos queijos e carnes gordas, colocava molhos altamente calóricos em suas saladas, utilizava muito óleo ao assar alimentos e só comia carboidratos simples, como arroz branco, batatas e pães não integrais.

Ao alterar a forma de cozinhar, os resultados começaram a aparecer rapidamente. Não apenas Alberto emagreceu, como definiu seu corpo. Conclusão: uma alimentação de qualidade é o melhor complemento para a atividade física.

Seja seu próprio chef

Para quem nunca soube fazer um arroz, esse item pode parecer desafiador mas traz enormes benefícios para saúde e ótimas recompensas para quem quer ficar sarado. Apesar da praticidade de comer em restaurantes, muitas vezes a comida é preparada com muita gordura, açúcar e sal, podendo prejudicar bastante o progresso que se busca.

Cozinhar as próprias refeições, além de saudável, é um processo muito prazeroso. Você passar a ter mais consciência sobre as propriedades de cada alimento e sobre como e o que vai cozinhar. Simples alterações como grelhar em vez de fritar ou comer arroz integral em vez de arroz branco são capazes de fazer uma grande diferença.

Para quem passa o dia todo fora de casa, uma boa opção é escolher um dia da semana para cozinhar e preparar marmitas para a semana. Além de economizar o dinheiro que seria gasto no restaurante, fica mais fácil controlar a qualidade da comida e o tamanho da porção.

Invista em suplementos de qualidade

Para maximizar o ganho de massa magra as necessidades do seu organismo devem estar balanceadas. Suplementos de qualidade são capazes de suprir a falta de nutrientes e vitaminas no organismo.

Além disso, eles podem auxiliar no aumento da massa magra, aumento de energia e do gasto calórico. Para que a quantidade certa de suplemento seja ingerida, é necessário consultar um profissional. O uso errado pode trazer mal estar ao indivíduo.

Por isso, não se deixe levar por amigos ou blogueiros que indicam um “suplemento mágico”. Sempre busque orientação profissional e garanta uma boa saúde e bons resultados.

A união faz a força

Exercitar com um amigo ou com um grupo de pessoas traz enormes benefícios. Nos dias preguiçosos, um motiva o outro. A sensação de comprometimento com o grupo, com os exercícios e com você mesmo se torna maior.

Assim como num jogo de vôlei, futebol ou qualquer outro esporte, exercitar em grupo faz com que você se sinta parte de um time e essa união diminui as chances de desistir, de não comparecer e aumenta a disposição para malhar.

Hoje em dia, grande parte das academias oferecem atividades coletivas. Procure a que mais te interesse e experimente!

Sono da beleza e saúde

O sono é uma das ferramentas mais importantes na busca por um corpo sarado. Primeiramente, é essencial para nos dar energia. De nada adianta querer malhar todos os dias e, ao chegar na academia, devido as poucas horas de sono, não ter forças para realizar o exercício.

Busque acordar e dormir sempre no mesmo horário. Isso irá melhorar os níveis de energia durante o dia e além disso, fará com que a liberação de hormônios seja regular, auxiliando em seu objetivo.

A garrafa de água é sua nova fiel companheira

Um hábito simples com o poder de mudar seu corpo. A água é necessária para o funcionamento adequado do organismo. Carregue sempre uma garrafa de água com você e vá tomando goles durante o dia. O que muita gente não sabe é que a sensação de sede pode ser confundida com fome, ou seja, a falta de água pode levar a um maior consumo de alimentos.

Se você não gosta muito de beber água, uma boa opção é tomar chás ao longo do dia. Apenas observe se o chá não tem efeito desidratante, como ocorre com o chá-verde. Vá fazendo grandes xícaras ao longo do dia, sem açúcar, e tente ingerir 2 litros por dia.

Viu como alguns detalhes fazem toda a diferença para iniciar a busca pelo corpo sarado? Agora que você já sabe como começar, aprenda as 5 regras para ganhar massa muscular e conseguir o corpo que sempre desejou!

1 Comentários

  1. Diarréia: Cafezeiro vegetação compõe-se cafeína.

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