Como ter mais disposição no dia a dia? Saiba aqui!

Assim que o despertador toca, o dia começa em uma velocidade alucinante. Como ter mais disposição para tanta coisa? Horários de aula, compromissos agendados no trabalho, atividades de casa, cuidados com os filhos e inúmeras outras tarefas que ocupam a vida cotidiana.

Muitas vezes, as pessoas fazem isso de forma automática e, ao final do dia, estão estafadas, estressadas e com pouca disposição para recomeçar no dia seguinte.

Felizmente, algumas estratégias podem ser adotadas para evitar a fadiga e o esgotamento. Comece conhecendo seu corpo, suas necessidades básicas diárias de alimentação, sono e atividades físicas. Esses fatores ajudam a ter uma vida saudável e evitar doenças.

Em seguida, procure atividades prazerosas para diminuir a estafa mental e melhorar o funcionamento cerebral. Nesse sentido, é importar programar atividades de lazer e lidar psicologicamente com situações emocionais negativas.

Conheça a seguir algumas estratégias de como ter mais disposição nas tarefas diárias.

Conheça suas necessidades

É importante fazer uma análise interna sobre as suas necessidades fisiológicas básicas. Se você for uma pessoa diurna, terá maior disposição no período da manhã. Dessa forma deverá escolher atividades que exijam concentração nesse horário e deixar tarefas mais operacionais para o período da tarde.

Se você for uma pessoa noturna, inverta seus horários para garantir maior aproveitamento do cérebro. Assim você saberá em qual horário terá mais disposição para realizar as atividades.

É óbvio que essas adaptações deverão estar de acordo com os horários dos compromissos.

Procure dormir bem

O sono é uma etapa importante da fisiologia do organismo e, por isso, deve ser bem respeitada.

Para garantir uma noite tranquila e reparadora, é importante seguir as boas práticas de higiene do sono, tais como:

  • A cama deve ser confortável;

  • O ambiente deve ser utilizado somente para dormir ou para momentos íntimos;

  • O quarto precisa ficar escuro o suficiente para ativar o hormônio do sono.

Exercícios de respiração — como inspirar e expirar devagar 10 vezes — ajudam a diminuir a frequência cardíaca e aumentar a sonolência.

Procure dormir sempre no mesmo horário e com roupas leves. É recomendável dormir oito horas, porém algumas pessoas necessitam de mais ou menos tempo que isso; o importante é que ela acorde disposta e que o sono tenha sido reparador.

Alimente-se de forma nutritiva

A alimentação adequada inclui a ingestão de frutas, legumes e verduras; de preferência orgânicos. Prefira também os alimentos integrais e minimamente processados. Substitua o achocolatado por receitas feitas com cacau em pó, por exemplo.

Invista em um café da manhã com pães, torradas multigrãos, biscoitos de arroz, bolinhos nutritivos ou tapioca. Inclua sempre uma fruta e adicione algumas oleaginosas que podem ser, por exemplo:

  • Castanhas de caju;

  • Amêndoas;

  • Nozes;

  • Castanha-do-Pará.

Faça pequenos lanches entre as principais refeições, comendo uma fruta in natura ou desidratada, barra de cereal, iogurte integral, snacks fit ou light.

No almoço e jantar, mantenha uma refeição balanceada com saladas coloridas, arroz integral e carnes magras ou grelhadas. Evite o cafezinho após o almoço, pois inibe a absorção de micronutrientes com o ferro e o cálcio.

Á noite, prefira um leite morno ou chás calmantes de camomila, erva cidreira ou alecrim.

Mantenha a calma em situações estressantes

Mesmo saindo de casa com roupas impecáveis e confortáveis, as situações que nos desequilibram emocionalmente estão em toda parte.

Nesses momentos, ocorrem:

  • A liberação do cortisol, o hormônio do estresse; 

  • Descarga de adrenalina que provoca vasoconstrição em algumas regiões do corpo e vasodilatação em outros, causando vermelhidão na pele;

  • Taquicardia, que é o aumento da frequência cardíaca.

Como algumas pessoas não sabem lidar com essa situação, o resultado é ficar apático no momento e depois furioso por não ter feito nada. Ou fazer coisas estúpidas e se arrepender depois.

Por isso, o ideal é respirar fundo e devagar dez vezes seguidas, para oxigenar o cérebro e pensar de forma racional.

Se alguém foi mal-educado, inconveniente ou causou confusão, procure manter a calma para não carregar essa negatividade durante o dia. Esse sentimento angustiante pode desencadear, em longo prazo, distúrbios emocionais.

Pratique pequenas atividades voluntárias

Pesquisas mostraram que ajudar ao próximo nas pequenas tarefas cotidianas por ser muito benéfico para os voluntários. Isso porque, durante essas ações, ocorre a liberação de serotonina e endorfinas que promovem a sensação de prazer e bem-estar.

Portanto, ajude um deficiente visual a atravessar a rua ou uma velhinha a subir no ônibus. Seja gentil e educado com a garçonete da lanchonete e cumprimente as pessoas de sua empresa. A gentileza nos pequenos atos reverbera em todos os sentidos.

Pratique atividades físicas

Atividades físicas ao ar livre, exercícios praticados em casa ou que fortaleçam a musculatura são ótimas opções para melhorar a disposição e manter um corpo saudável, pois:

  • Fortalecem os ossos;

  • Melhoram o condicionamento físico;

  • Elevam a autoestima.

Procure uma atividade que considere interessante para garantir mais ânimo e disposição para praticá-la. Caso contrário, manter-se ativo será entediante e será possível obter os benefícios da prática.

Aprenda tarefas diferentes no dia a dia

O aprendizado de novas tarefas aumenta as conexões sinápticas, aprimora o funcionamento cerebral e desenvolve o raciocínio lógico.

Qualquer atividade a ser incluída na rotina pode desafiar as atividades do cérebro e torná-lo mais ativo. Invista em jogos de xadrez, meditação, karaokê, curso de idiomas, danças: Saia do lugar-comum!

As tarefas rotineiras podem desencadear desânimo, acomodação e levar o indivíduo a realizar as atividades de forma “automatizada” e sem prazer.

Hidrata-se bastante e corretamente

O recomendável é a ingestão de 2 litros de água, porém algumas pessoas podem necessitar de quantidades diferentes.

Se estiver sentindo sede ao longo do dia é sinal de que o organismo já entrou em colapso, por isso, mantenha sempre uma garrafa próxima.

Para aumentar o frescor, introduza folhas de hortelã e alecrim. Ou prepare chás gelados de camomila, sálvia, hibisco, dentre outros.

Alterar o ritmo de vida pode ser a chave de diversos benefícios, como ter mais disposição e melhorar a saúde. Nossas dicas são fáceis de executar e só dependem de você. Por isso, repense e modifique seus hábitos para garantir disposição e qualidade de vida.

Gostou do nosso post? Precisa de mais informações sobre o assunto? Deixe um comentário!

3 Comentários

  1. Raquel Novaessays:

    Bom dia. Informações muito importantes, que devemos praticar diariamente. Parabéns pelas sempre ótimas dicas. Sigo sempre

  2. Joelsays:

    Olá bom dia equipe,eu tenho 60 Anos e já prático Corrida e kung fu,e faço musculação,peso 67 kilos,eu gostaria de saber qual suplementos ideal para a minha idade,pra mim ficar um pouco mais forte mas Massa muscular e bem resistente,ok gostei muito dessa matéria muito boa mesmo .. obrg.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"