Em tempos de Corona Vírus, saiba como manter a atividade em dia.

Academias, parques e CrossFit fechados? não precisa se desesperar, nossa equipe especializada separou algumas ideias práticas e de excelente resultado para você começar em casa hoje mesmo e não perder o foco. 

Sem pesos, sem problemas

Há uma infinita possibilidade de exercícios físicos para serem executados com seu corpo, sem máquinas ou pesos livres, apenas você e você! O básico é ainda a melhor solução, foque em pranchas, flexões, agachamentos, burpees e pulos. Escolha o músculo a ser trabalhado e crie séries de 3 ou 4, com descansos curtos, durante 20-30 minutos, desafie-se. 

Crie rotina 

Importante também para seus objetivos é continuar ou criar uma rotina. Por exemplo
Segunda-feira – Agachamentos, abdominal
Terça-feira: Flexões de braço, burpees
Quarta-feira: Tríceps apoiado no sofá e rosca direta com objetos pesados (galões de água)
Quinta-feira: Abdominal superior e inferior, flexão e pulos (mantenha o abdômen contraído)  

Sexta-feira: Agachamentos, passadas e remada baixa com galão e unilateral. 

Sábado: HIIT com burpee (30 segundos ativos e 1 minuto descanso) Tempo total: 10 minutos. 

Alongue-se 

Antes de começar qualquer tipo de atividade, é importante que alongue e faça movimentos isométricos para deixar a musculatura pronta para o estímulo. 


Ache um espaço em casa e comece pulando corda, além de aquecer a musculatura, já começa gastando calorias. Faça rotações com os braços para frente e para trás, movimente seu pescoço para os lados, sentido horário e anti-horário, coloque as mãos no quadril e movimente também sentido horário e anti-horário, olhe para cima e eleve seus braços lá em cima e conte por alguns segundos, depois tente sem dobrar os joelhos, colocar a sua mão na ponta dos pés. 

Ainda está frio? Faça algumas rápidas séries de pulos alternando entre as pernas.

Exercite sua mente 

Não basta apenas exercitar o corpo, a mente também é muito importante e deve ser trabalhada. 

Já meditou? Se sim, ótimo! Se não, este é o momento. Vou ensinar modos rápidos e eficazes de meditação.  Eu sei, meditação não é fácil, mas também não somos monges e não precisamos atingir o último patamar de concentração.  

Experimente reservar um horário e local de sua casa onde você não será incomodado, depois disso, prepare o ambiente com luzes mais baixas e se possível, acenda incensos para criar um ambiente ainda mais propício. 

Depois de tudo organizado, vamos começar: 

  • Você pode escolher ficar deitado ou sentado 
  • Fechar os olhos ou manter o olhar físico para algum objeto 
  • Comece respirando fundo por 10 segundos e vá soltando bem devagar pela boca, até eliminar completamente todo ar. 
  • Respire novamente bem fundo até o pulmão ficar cheio e continue soltando bem devagar. 
  • O exercício irá começar quando você começa a esquecer seus pensamentos e foca em apenas a sua respiração.
  • Se estiver muito pensante, deixe o pensamento rolar por alguns instantes, deixe sua mente te levar e em seguida, volte para a respiração. Toda vez que isso ocorrer, tente aos poucos, sem pressa, voltar para sua respiração. 
  • Não se force, faça por etapas e deixe que tudo flua naturalmente. 
  • O tempo por variar em 5, 10, 15 e até 1 hora, tudo irá depender de sua mente. Vamos testar uma rotina?

    Segunda-feira – 5 minutos de meditação
    Terça-feira –  5-10 minutos de meditação
    Quarta-feira – 10 minutos de meditação
    Quinta-feira – 10-15 minutos de meditação
    Sexta-Feira – 15 minutos de meditação
    Sábado – 15-20 minutos.

    Esta é apenas uma rotina para criar hábito de meditação, aos poucos a tendência é ir aumentando o tempo e indo cada vez mais fundo na respiração. 

Utilize a ferramenta Live

Quem tem costume de se exercitar com amigos pode em certa hora sentir tédios ou falta de motivação, se for este o caso, tire proveito de sua internet e dos recursos de seu mobile.
Faça lives com amigos e combine rotinas de treinos, assim os dois podem ser de incentivo e manter hábitos saudáveis. Nós seres humanos não conseguimos ficar sozinhos por muito tempo, portanto, mantenha contato com seus amigos e familiares enquanto estiver em casa. 

Conclusão 

Quem diria que exercícios em casa podem ser tão prazerosos assim? Para quem não nunca treinou em casa ou tem personal trainer, atividades físicas em casa podem ser bem produtivas, tanto para saúde física, quanto para a mental, como vimos. Desta forma, estaremos tomando cuidados para evitar contaminação do vírus e ainda mantendo a saúde em dia.

Experimente encaixar estas dicas em seus dias, no seu tempo e momento, sem pressão! Afinal, sua casa, suas regras!  

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