Alimentação e saúde: 10 dicas para você emagrecer de forma saudável

Alimentação e saúde: 10 dicas para você emagrecer de forma saudável
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Quem deseja emagrecer precisa saber de uma informação muito importante: tudo é resultado das suas escolhas e dietas super restritivas e milagrosas não existem, podem na verdade até mesmo fazer mal a sua saúde.

Somente uma boa reeducação alimentar, aliada de uma rotina de exercícios físicos e com boas doses de foco e determinação será possível começar a ver ponteiros da balança baixarem. Para que os resultados da reeducação alimentar e dos exercícios físicos surjam é preciso que alguns hábitos saudáveis passem a fazer parte da sua rotina diária. Neste artigo vamos apresentar dicas de alimentação e saúde para quem deseja perder os quilinhos extras, confira!

Jamais comece o dia sem o café da manhã

A primeira refeição do dia é fundamental, pois quem costuma fazê-la tem mais disposição ao longo do dia e se sente mais saciado e menos ansioso para comer mais. Por isso, busque balancear o que come, com frutas e cereais, por exemplo.

Faça pequenas refeições ao longo do dia

É recomendável fazer refeições de 3 em 3 horas ao longo do dia. Lembrando que entre as principais, o café da manhã, almoço e jantar, deve-se fazer uma lanchinho mais leve. Mesmo que não esteja com fome, é melhor comer algo, nem que seja uma fruta, para manter o metabolismo em pleno funcionamento e com isso ajudar a perda de peso e evitar comer muito uma única vez.

Tenha horários certos para comer

O corpo humano é uma máquina incrível, que trabalha muito bem de acordo com o que você ensinar. Por isso, acostume-se a ter horários certos para se alimentar e faça de tudo para mantê-los, inclusive aos finais de semana. Esse também é um motivo para manter o seu metabolismo sempre ativo e contribuir no gasto de calorias.

Tenha calma e mastigue bem a comida

Primeiramente, escolha um ambiente calmo para a refeição e dedique-se a deliciosa tarefa de saborear sua comida, esqueça telefone, TV e mantenha a sua concentração na sua alimentação. Ter esse momento de tranquilidade é necessário para que você consiga mastigar muito bem a sua comida, que é algo fundamental, pois a processo digestivo começa na mastigação. Para que o alimento seja bem aceito pelo organismo e seu cérebro entenda que está comendo é preciso calma e boa mastigação.

Escolha pratos menores

Olhe em seu armário e veja quais pratos são os menores e a partir de então use-os em suas refeições, quanto menor eles são, menor quantidade você tende a comer e com isso o consumo de calorias é reduzido.

Substitua o doce da sobremesa por frutas

Depois do almoço ou jantar é comum bater aquela vontade de comer um docinho, não é mesmo? Para quem deseja emagrecer é necessário se livrar desse hábito, porém, isso não significa o fim da sobremesa. Prefira uma fruta, que tem açúcar natural e também é muito saborosa, como abacaxi e laranja, além de serem doces, elas contribuem para uma boa digestão.

Beba líquidos ao longo do dia

Beber água, chás e sucos naturais é um hábito que todos que desejam emagrecer com saúde precisam adotar. Ingerir líquidos em quantidades satisfatórias, ao menos dois litros diários, é necessário para manter o corpo hidratado, o metabolismo ativo e ajudar no bom funcionamento intestinal.

Tenha cuidado ao ingerir líquidos antes e durante as refeições

É preferível não beber nada enquanto come, porque essa combinação faz o estômago dilatar e gera a sensação de inchaço abdominal e isso faz com que a sensação de saciedade diminua, o que pode acarretar em comer quantidades maiores. O recomendado é ingerir líquidos até meia hora antes da refeição e uma hora depois.

Comece a refeição pelas saladas

Antes do prato principal opte por um prato de salada com verduras e legumes. Elas são ricas em fibras, contribuem para a sensação de saciedade, reduzindo as quantidades de comida ingerida.

Troque alimentos industrializados por frescos

Por mais que os alimentos enlatados sejam práticos, eles não são recomendáveis para uma alimentação saudável. Geralmente, eles são repletos de sódio, conservantes, que não fazem bem à saúde, por isso, prefira sempre os frescos, orgânicos.

Conheça alguns alimentos que ajudam a emagrecer

Agora que você já conhece hábitos que são fundamentais para quem deseja emagrecer, apresentamos a seguir alimentos que ajudam a emagrecer e, portanto, devem fazer parte das suas refeições.

Aveia

A aveia é fundamental para quem deseja perder de peso, ajuda a reduzir a ansiedade por comer, é rico em fibras, fundamental para o bom funcionamento intestinal, além aumentar a sensação de saciedade.

Arroz integral

O arroz integral ajuda a manter o metabolismo ativo, fornece muita energia, principalmente, para realização de atividades físicas e contribui para a queima de gorduras.

Chá verde

Como mencionado mais acima, é importante ingerir muito líquido e uma das opções para beber ao longo do dia é o chá verde. O chá é rico em antioxidantes que contribuem para desinchar o corpo, queimar gordura, acelerar o metabolismo e melhorar a digestão. Para melhores resultados procure ingerir cerca de 1 litro diariamente.

Adoçantes naturais

Para adoçar o café, suco, chá opte por adoçantes naturais, uma boa dica é o de estévia, que é extraído de uma planta com poder adoçante 300 vezes maior que o açúcar.

Sal light

O sódio é um dos grandes responsáveis pela retenção de líquido do corpo, além de fazer muito mal à pressão arterial e ao coração. O mais indicado é optar pelos tipos que contêm menos sódio, como o light, com teor 50% menor quando comparados com o comum.

Salmão

É um alimento rico em proteínas magras, ou seja, não possui a gordura saturada comum das carnes vermelhas, por isso, gera maior sensação de saciedade, fornece mais energia e nutrientes para o corpo.

Batata-doce

É um alimento com baixo índice glicêmico, isto é, ele é absorvido lentamente pelo corpo gerando maior sensação de saciedade, além de evitar o acúmulo de gordura. Além disso, ele é muito rico em vitamina C, ferro e potássio que ajudam a emagrecer.

E vocês, o que acharam das dicas de alimentação e saúde para emagrecer? Conte para nós nos comentários!

 

3 Comentários

  1. Volmir Zeferinosays:

    Obrigado pelas dicas de alimentação e emagrecer eu amei

  2. Selmasays:

    Adorei as dicas. Obrigada!

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