Aprenda a fazer agachamento corretamente e ganhe muita massa muscular!

Apesar de ser um dos exercícios mais importantes em um treino, fazer agachamento pode ser uma tarefa difícil. Isso porque, quando mal feito, acarreta em diversos problemas, afetando, principalmente, a coluna.

Treinar o agachamento e aprender a executá-lo com perfeição é muito benéfico, pois além de ser um movimento essencial para as funções do dia a dia, ainda propicia o acúmulo de massa muscular, dando uma ótima base ao corpo.

Para você não errar essa ação, neste post vamos dar 3 dicas de como fazer o agachamento corretamente, ganhar muita massa e ainda preservar a coluna. Confira!

1. Conheça os benefícios de fazer agachamento

O agachamento é a melhor opção para desenvolver a musculatura da perna e aumentar a performance do atleta. Ele é completo e trabalha toda a parte inferior do corpo em um só movimento, ativando músculos do glúteo, posterior, abdômen, eretores, oblíquos e panturrilha.

Como fortalece diversos músculos ao mesmo tempo, torna-se uma excelente opção para a construção da massa magra. Isso ocorre porque as musculaturas, ao trabalharem juntas, proporcionam a possibilidade de aumento de carga com mais facilidade.

Além do aumento da força e da massa, outro excelente benefício está ligado à postura e inibição de lesões. Quem aprende a agachar corretamente, dificilmente vai realizar de forma errada o movimento nas tarefas do dia a dia.

2. Descubra quais os diferentes tipos de agachamento 

Agachamento frontal

O frontal é realizado com a barra apoiada na parte da frente do corpo, o que reduz a sobrecarga nos músculos da lombar. Porém, a sua execução é mais difícil, por isso ele é indicado para atletas avançados.

Agachamento no Smith

Indicado para os iniciantes, o smith é uma barra guiada, ou seja, ela é estável e não se move do aparelho, o que facilita a execução do movimento.

Agachamento lateral

O deslocamento é feito para o lado, trabalhando a musculatura lateral da coxa. É um ótimo exercício para os adutores. 

Agachamento sumô

O sumô difere do agachamento normal pelo ângulo de abertura das pernas. Ele é maior na articulação do quadril, ou seja, as pernas ficam mais afastadas. 

Esse pequeno aumento de distância faz com que o trabalho da musculatura seja mais forte nos músculos adutores da coxa.

O nível de dificuldade é médio, por isso com cuidado e ajuda pode ser executado por iniciantes.

Agachamento livre

No agachamento livre o atleta carrega a barra para fora do apoio e agacha livremente com ela apoiada no trapézio. Como o movimento nesse tipo de exercício é mais complexo, ele tem um nível de dificuldade médio, indicado para atletas que já executaram o agachamento no smith.

3. Aprenda a executar o movimento corretamente para ganhar massa

Agora que você já descobriu os principais tipos, é hora de aprender passo a passo como executar o movimento com perfeição:

  1. Afaste os pés fazendo com que fiquem alinhados um pouco além da linha dos ombros;
  2. Contraia o abdômen para proteger a lombar e a coluna;
  3. Apoie sempre a barra na região superior do trapézio, nunca no pescoço ou cervical;
  4. Jogue o quadril para trás, nunca para frente;
  5. Alinhe a coluna, projetando levemente o peitoral para frente;
  6. Posicione os joelhos em paralelo, cuidando para não virá-los para dentro ou para fora.

Realizando o agachamento

Afaste os pés, apoie a barra no trapézio e agache jogando o quadril para trás e contraindo o abdômen. Realize o movimento devagar, volte para a posição inicial e repita.

Importante: os joelhos nunca devem ultrapassar a linha dos pés, pois a curvatura perfeita da lombar vai ser prejudicada, resultando em sérios riscos de lesões.

Para ganhar massa magra, é interessante realizar o movimento com um peso que, no final das repetições, você sinta o músculo trabalhando. Faça de 10 a 15 repetições, descanse de 30 segundos a 1 minuto e repita o exercício 3 vezes.

Fazer agachamento é muito importante para desenvolver o conjunto muscular do corpo. Nunca se esqueça de que você deve sempre buscar a ajuda de um profissional da área.

Se você curtiu o post, deixe um comentário e nos conte como é o seu treino! 

Veja também: 

2 Comentários

  1. Andre Vicente da Silvasays:

    Dicas valiosas, ajuda muito sim

  2. Tiagosays:

    Como faço para crescer o bumbum como disse Fábio alves.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"