12 maneiras de combater a fadiga pela manhã

12 maneiras de combater a fadiga pela manhã
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Quando acordar se torna uma tarefa árdua, é hora de adotar algumas estratégias. Todos nós temos aquelas manhãs cheias de preguiça e cansaço, até mesmo se dormimos a quantidade necessária e muitos compensam tomando altas quantidades de café.

Porém, altas quantidades de cafeína ao invés de deixar-nos dispostos, nos deixam ansiosos e tensos. No entanto, há formas melhores de obter disposição e energia durante todo o dia.

 

  1. Evite o botão soneca

Ficar apertando o botão soneca pode não ser uma boa escolha. Eu sei que no momento lhe parece uma ótima, ficar dando minutos de intervalo até realmente levantar. Porém, especialistas chamam esse fenômeno de sono fragmentado e pode ter consequências durante o seu dia.  

 

Dica: tente o ciclo de 90 minutos, ajustando dois alarmes – um para 90 minutos antes de se levantar e o outro para quando realmente for levantar.

 

Essa teoria dita que os 90 minutos de sono que você consegue entre a soneca, é um ciclo completo de sono, permitindo assim que você acorde depois do estado REM, ao invés de durante.

 

  1. Levante e beba um copo de água

 

A fadiga é um sintoma clássico da desidratação e mesmo que não esteja completamente necessitando de líquidos,

poderá notar sono, cognição e humor afetados.

Um copo de água permitirá frescor para seu corpo antes de você começar.

Dica: se não mesmo assim não se sentir disposto pela manhã, tente aumentar um pouco a quantidade de água.

  1. Dê uma esticada, alongue-se

 

Tem uma boa razão para você se alongar quando acorda. Durante o período noturno sua musculatura fica literalmente paralisada e reativando-a há liberação de endorfinas.

 

Dica: se você possui mais tempo durante a manhã, 25 minutos de alongamento mostraram potencializar seus níveis energéticos e função cerebral. Por isso, inspire, expire e alongue o esqueleto.

  1. Lave o rosto

 

Se não quer tomar uma ducha, uma boa lavada no rosto sinaliza uma mudança de temperatura para seu corpo.

Pode parecer loucura, mas se ainda estiver difícil de levantar da cama, mantenha na cabeceira um spray de água e espirre em seu rosto sem abrir os olhos. Essa mudança na temperatura alivia o cansaço.

  1. Não pule o café da manhã

 

Pular o café da manhã não parece uma boa estratégia, podendo afetar sua energia e habilidade cognitiva. Comer é se abastecer, portanto forneça calorias de qualidade a seu organismo para render melhor.

 

Se você se exercita pela manhã, faça uma refeição pelo menos 1 hora antes e com alimentos leves.

 

Dica: faça um bom café da manhã e combata a fadiga. Lembre-se de que a escolha dos alimentos pode afetar o restante de sua manhã, portanto escolha alimentos saudáveis, como proteínas, grãos integrais e frutas.

  1. Evite açúcar

 

Ainda estou falando do seu café da manhã! Evite consumir alimentos que contenham açúcar neste período, como cereais matinais, biscoitos recheados, roscas e até mesmo o cafezinho adoçado. Alimentos com açúcar dão picos altos de insulina e os mesmos são responsáveis por lhe deixar cansado.

Dica: Na próxima vez que for escolher um alimento pronto no mercado, confira a tabela nutricional e veja se contém açúcar. Mantenha alimentos integrais!

  1. Beba menos café

 

É isso mesmo, eu disse menos café, mas não zero ok? Já dissemos inumeras vezes o quão bem o café pode lhe fazer, mas abusar do mesmo pela manhã pode causar um reboot e aumentar sua fadiga mental durante o dia.

 

Dica: experimente consumir menos café pela manhã. Procure utilizar chá verde, pois além de fornecer energia, ele auxilia na ansiedade e foco.

  1. Respire ar fresco e ative seu cérebro

 

Além de te trazer mais próximo da natureza, te torna mais disposto. Os raios de sol auxiliam na liberação de serotonina, o que em resultado aumenta sua energia e de acordo com uma série de estudos, passar mais tempo em contato com a natureza faz você se sentir mais vivo.

Parece então uma boa então fazer uma caminhada pela manhã ou ir para seu quintal.

 

Dica: Se você mora em apartamentos, aproveite a sua sacada para observar o céu e receber luz solar.

 

  1. Um pouco de cardio pela manhã

 

Eu sei que aquele tempo extra da manhã você prefere se afundar no lençol e evitar qualquer atividade física, mas pode ser exatamente o que seu corpo está precisando. Pesquisas constantemente correlacionam exercícios aeróbicos com redução na fadiga.

 

  1. Não dê espaço para o estresse

 

Possível que o estresse possa estar sugando seus rituais matinais, por isso experimente evitar fazer coisas que podem ser feitas pela noite. Ou seja, não deixe acumular tarefas para fazer no momento em que acordar, use se possível um espaço desse tempo para meditar e fazer algo que goste, como ler um livro por exemplo, e comece sempre com um sorriso no rosto, seja grato por acordar mais um dia!

 

  1. Faça algo por você

 

Como vimos no tópico anterior para ter um pouco mais de energia, precisamos nos conectar a natureza e a nós mesmos.

 

Para evitar a fadiga da manhã, considere respirar um ar, observar a natureza e até mesmo cozinhar para si um café da manhã que goste, aquele que te tira da cama.

 

Dica: Sintonize seu programa favorito ou trilha sonora.

 

  1. Antes de acordar

Aposto que já ouviu falar sobre higiene do sono, se você não conhece, são práticas a serem feitas antes de dormir

 

  • Desligar luzes e até mesmo aquelas de aparelhos eletrônicos (relógios,geladeira…).
  • Durma no mesmo horário toda noite – isso favorece seu ritmo circadiano e ciclo do sono.
  • Crie um ambiente confortável para seu sono
  • Acorde o mesmo horário pela manhã.

2 Comentários

  1. Alinesays:

    Os assuntos que vocês abordam são muito bem escolhidos e sempre despertam o interesse em ler o texto todo. Parabéns! 🙂

    • Olá Aline, que bom que está curtindo nossos conteúdos!
      esperamos que aprenda cada vez mais com a gente.
      Abraços.

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