10 Benefícios do café

Ah, o café! Uma das bebidas mais populares no mundo todo, além de ser deliciosa, traz diversos benefícios a sua saúde, você sabia? Conheça agora os 10 benefícios do café.

O café melhora disposição e te torna mais inteligente

Essa você já sabia não é mesmo? Aquele momento em que você está se sentindo com sono e prepara um café. Isso não é um fator psicológico, os estudos confirmar que a bebida melhora o estado de alerta¹ e o responsável por isso é a cafeína.

 

A cafeína bloqueia um neurotransmissor em seu cérebro, o que causa um efeito estimulante. Isso faz com que melhora os níveis de energia, humor e vários aspectos do funcionamento do cérebro.  

 

Café na melhora da performance

Mais um efeito da cafeína, além da performance mental que vimos acima, a bebida irá auxiliar diretamente nas atividades físicas. Aumentando as quantidades de epinefrina(adrenalina).

Agora faz mais sentido consumir café 30 minutos antes de ir para o treino. A cafeína aumenta os níveis de adrenalina e libera os ácidos graxos dos tecidos adiposos. Simplificando, a cafeína favorece a queima de gordura(lipólise)³

 

Nutrientes essenciais

Em uma xícara de café é possível encontrar:

  1. Vitamina B2  
  2. Vitamina B5 (vitamin B5)
  3. Manganês e potássio
  4. Magnésio e vitamina B3

Visto isso, beber café muitas vezes ao dia não é recomendado. Pois sua dieta já pode conter quantidades ideais destas vitaminas e minerais e ingerir alta quantidade de café fará que você consuma esses micronutrientes de forma exagerada, o que não é benéfico, portanto, mantenha equilíbrio.

 

Café na diminuição do risco de diabetes tipo 2

Sim, é possível reduzir os riscos de desenvolver a tão temida doença do século. E por alguma razão, nosso amigo café consegue reduzir o risco de diabetes tipo II.

Segundos estudos, mostraram que o consumo total de pelo menos (3) xícaras de café ou chá preto por dia, diminui o risco de diabetes tipo 2

Ok! Mas não é só beber café e pronto, lembre-se de que alimentação e atividade física contribuem ainda mais na prevenção de diversas doenças.

 

Café pode proteger contra Alzheimer e demência

Alzheimer, a doença neurodegenerativa mais conhecida do mundo. Essa condição, incluindo demência podem afetar indivíduos com 65 anos ou mais, e ainda não há cura.

Ainda não são muitas evidências, porém em um estudo foi constatado que algumas doenças, estilo de vida, históricos familiares de demência não foram estatisticamente significantes associados com a doença de Alzheimer.

O consumo de cafeína foi associado com uma significante diminuição de risco para Alzheimer, independente de outras possíveis variáveis.  

Conheça mais sobre: O que é e como combater a sarcopenia?

 

Café ajuda na proteção do seu fígado (6)

Um órgão que carrega diversas funções importantes em nosso corpo, tem que ser levado a sério. Além das outras patologias, o fígado também é bem afetado por diversas doenças comuns, como por exemplo: Obesidade.

E por sorte ou melhor por café, indivíduos que consomem café, diminuíram os riscos de cirrose hepática.

 

Café te deixa mais feliz

É encontrado segundos estudos, que o café parece diminuir o risco no desenvolvimento de depressão e pode reduzir drasticamente o risco de suicídio.

Um estudo feito em Harvard publicado em 2011, mulheres que consumiram 2 ou mais xícaras de café por dia tiveram 20% menor risco de depressão.

Antioxidante

Café é rico em potentes antioxidantes, e de fato as pessoas se beneficiam mais com estes do que com os próprios dos alimentos (frutas,vegetais) pelo fato do alto consumo na bebida.

 

Em um estudo foram comparados alguns grupos de alimentos como:
Vinho, vegetais e café. E surpreendentemente, o maior contribuinte no total de antioxidantes foi o café!

Seu coração mais saudável

Ele pode ser considerado um grande vilão quando se trata de saúde cardiovascular, mas não é bem assim. O café pode até aumentar a pressão arterial, porém os valores são bem baixos, mas se você possui pressão alta, indicamos que procure um médico.

 

Além disso, estudos não concordam com a ideia de que o café aumenta seus riscos de doenças cardíacas.

 

Não se assuste mais com a sua vó dizendo que o café vai fazer mal para seu coração.

 

Café e seus pontos que valem:

Agora você pode dizer que não é somente uma xícara de café.

São diversos de benefícios que podem ser aproveitados com esta incrível bebida, que irá oferecer boa fonte de antioxidantes, vitaminas e minerais, prevenção de doenças e melhorar seu foco e performance na atividade física. A cafeína também pode ser consumida através de cápsulas, esses suplementos alimentares geralmente oferecem cerca de 200 mg a 400 mg de cafeína por porção. Não é recomendado que mistura café com suplementos e outras bebidas a base de cafeína, pois pode causar diversos malefícios. Caso você tenha sensibilidade à cafeína ou possui alguma patologia e toma medicamentos controlados, é importante que consulte um médico.

 

Referências:

 

1 –  Investigation of the effects of coffee on alertness and performance during the day and night.
Smith AP1, Brockman P, Flynn R, Maben A, Thomas M.

 

 2 – Effects of caffeine ingestion on rating of perceived exertion during and after      exercise: a meta‐analysis

  1. Doherty  P. M. Smith First published: 18 March 2005 https://doi.org/10.1111/j.1600-0838.2005.00445.x

          
3 –  Effect of caffeine on the metabolic responses of lipolysis and activated sweat gland   density in human during physical activity

Authors Authors and affiliations Tae-Wook Kim Young-Oh Shin Jeong-Beom Lee Young-Ki Min Hun-Mo Yang


4 – Coffee and tea consumption and risk of type 2 diabetes  
Authors  Authors and affiliations S. van Dieren C. S. P. M. Uiterwaal Y. T. van der Schouw D. L. van der A J. M. A. Boer A. Spijkerman D. E. Grobbee J. W. J. Beulens

5 – Coffee, tea, and incident type 2 diabetes: the Singapore Chinese Health Study.
Odegaard  AO1, Pereira MA, Koh WP, Arakawa K, Lee HP, Yu MC.

 

6- Does caffeine intake protect from Alzheimer’s disease?

  1. Maia  A. De Mendonça   First published: 03 July 2002

https://doi.org/10.1046/j.1468-1331.2002.00421.x


7 – Coffee, caffeine, and the risk of liver cirrhosis.Corrao G1, Zambon A, Bagnardi V, D’Amicis A, Klatsky A; Collaborative SIDECIR Group.


8 – Coffee, caffeine, and risk of depression among women.

Lucas M1, Mirzaei F, Pan A, Okereke OI, Willett WC, O’Reilly ÉJ, Koenen K, Ascherio A.

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