Vida saudável: 8 passos para criar hábitos melhores

Vida saudável: 8 passos para criar hábitos melhores
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Vida saudável: 8 passos para criar hábitos melhores

Você sabia que é possível ter uma vida saudável com hábitos simples? Engana-se quem acredita que é preciso sofrimento para alcançar a saúde plena. Mas não tenha pressa! É necessário começar com pequenas mudanças em hábitos diários, para que seu organismo vá se acostumando ao seu novo ritmo de vida sem desgaste.

Ao dar um passo de cada vez, você poderá ter uma evolução constante e se acostumar aos novos hábitos saudáveis. De nada adianta se afobar e apelar por mudanças radicais, pois a dificuldade em mantê-las é grande. E você poderá se frustrar e desistir mais facilmente.

Quer ter uma vida saudável mas não sabe o que fazer? A seguir, vamos te mostrar como realizar algumas substituições saudáveis na sua dieta e criar hábitos melhores. Confira!

Saiba se alimentar

É preciso saber quais os alimentos são a melhor opção para começar uma vida saudável. Evite comidas que são ricas em sódio, gorduras saturadas e açúcares, pois elas são responsáveis pelo desenvolvimento de diversas doenças, como hipertensão, diabetes e até mesmo câncer.

Em contrapartida, alguns alimentos devem estar em seu prato todos os dias, como as oleaginosas – nozes, castanhas, amêndoas, avelãs e pistache, pois são ricas em gorduras boas, o que reduz as taxas de colesterol ruim e evita o acúmulo de gorduras nas artérias e veias. Alimentos com fibras, como folhas verdes, cereais e frutas também são recomendados. Eles auxiliam na limpeza do nosso organismo.

Além de escolher corretamente os alimentos, é preciso saber comer! Faça de cinco a sete refeições por dia, se alimentando a cada três horas. Isso ajuda o sistema digestivo, que não fica sobrecarregado, e fornece a sensação de saciedade mais rapidamente, evitando que você coma demais.

Beba água com frequência

Muitas pessoas aliam uma vida saudável somente a alimentação balanceada e acabam se esquecendo de outras atitudes que são importantes, como beber água. O nosso corpo necessita, afinal, de 2 litros de água por dia.

Além da hidratação, a água é essencial para o sistema imunológico do nosso corpo. A capacidade de se defender de vírus e bactérias depende do fluxo de secreções constante, que são auxiliadas pela água.

É preciso também ter cuidado com a ingestão frequente de alguns alimentos, como a cafeína, pois eles desidratam o organismo, que necessitará consumir mais água.

Melhore a qualidade do seu sono

Nosso organismo necessita repor as energias gastas durante o dia. Por isso, uma boa noite de sono é essencial. O ideal é dormir no mínimo 7 horas por noite. É durante o sono que os nutrientes são repostos e as memórias são fixadas.

Além disso, o sono está diretamente associado a longevidade. Pessoas que dormem poucas horas por noite correm três vezes mais risco de morte, se comparadas as pessoas que dormem bem.

Pratique exercícios físicos

Os benefícios da atividade física para uma vida saudável são inúmeros. Além de evitar doenças como obesidade, diabetes e hipertensão, o seu organismo trabalha com mais energia e disposição, melhorando todas as funções.

Uma outra vantagem é o aumento da atividade cerebral. Durante o exercício físico nosso corpo produz uma substância que tem a função de estimular o nascimento de novos neurônios, melhorando assim as atividades cognitivas, principalmente a memória.

Também é possível reduzir o estresse com a prática de atividades físicas. Mas somente se você estiver fazendo aquilo que gosta. De nada adianta optar por um exercício que não lhe agrada, pois você se sentirá insatisfeito e sem ânimo. Por isso, nunca deixe de levar o fator diversão em conta ao escolher uma atividade física para praticar!

Evite consumir açúcar

O grande problema relacionado ao açúcar é a incapacidade que o nosso organismo possui de metabolizá-lo, pois ele se transforma rapidamente em gordura. Além disso, quando consumimos açúcar, o sistema imunológico sofre uma pausa de até duas horas, permitindo que os vírus e bactérias ataquem o nosso corpo.

Faça substituições

A grande dificuldade de muitas pessoas em ter uma vida saudável é deixar de consumir alguns alimentos, como doces e frituras. Mas existe uma solução! Vá fazendo pequenas substituições alimentares, como trocar o pão francês com manteiga por uma tapioca.

Essas mudanças irão ajudar ao seu organismo a se acostumar com esses alimentos. Você perceberá que eles são tão saborosos como aqueles que ingeria antes. Além disso, sempre evite lanches e comidas industrializadas. Eles possuem uma grande quantidade de substâncias que podem fazer mal ao seu organismo.

Uma outra dica é incluir o ovo em suas refeições. Apesar de ser considerado um vilão por muito tempo, o ovo está na lista de alimentos importantes para o nosso corpo. Ele é rico em colina, um nutriente que combate a fadiga e protege a memória. A gema contém, ainda, antioxidantes, como ferro, zinco e vitaminas. Pode ser consumido diariamente, desde que não seja frito.

Não pule o café da manhã

O café da manhã é a principal refeição do dia. Essa refeição é essencial para que o seu organismo possa se nutrir e preparar para as atividades. Como o corpo passou um longo período de tempo em jejum durante o sono, ele necessita de nutrientes, que serão repostos no café da manhã.

Todos os alimentos são melhor aproveitados no café da manhã, uma vez que o organismo terá todo o dia para metabolizá-los. Sem o café da manhã, o corpo não terá energia e você sentirá mais fome durante todo o dia.

Não deixe o estresse tomar conta de você

Um dos grandes problemas atuais é o estresse. Ele acomete um grande número de pessoas e pode ser o responsável pelo aparecimento de doenças, em especial as psíquicas. Quanto mais elevado o nível de estresse, maior a deterioração psicológica e física. Além disso, ele é um fator de risco para o coração, levando a problemas cardiológicos sérios.

Viu como é fácil ter uma vida saudável? São inúmeros os benefícios para ter melhores hábitos. Comece com pequenas mudanças e reeduque o seu organismo. Assim, será mais fácil se adaptar a esse novo estilo de vida!

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