Sintomas e Tratamentos, o que é a Sarcopenia ?

Sintomas e Tratamentos, o que é a Sarcopenia ?
Avalie este conteúdo!

Sarcopenia é a perda de massa muscular acompanhada com o avanço da idade.

E você achava que músculos eram apenas beleza, correto?

Está muito enganado sobre a massa muscular está muito mais ligada a longevidade e qualidade de vida do que se imaginava.

O envelhecimento é uma peça que se prega a nosso organismo e que não chega a ser tão engraçada assim. Os cabelos brancos vão aparecendo, os braços e as pernas mirrando e você tende a encolher, e isto não ajuda na sua saúde.

Como começa Sarcopenia?

Ao passar dos 40, 50 anos, é normal o indivíduo não se queixar se está em forma ou não. Mas no entanto, o perigo é nessa faixa de idade, onde é possível notar a ‘’decadência muscular’’ e ninguém consegue escapar dessa. Os níveis de força, massa muscular e desempenho tendem a cair, pois é culpa dessa tal de sarcopenia.

Mas, você está achando que isso só acontece nos homens?
Que nada! O público feminino é atingido como uma bomba. As mulheres já naturalmente possuem menor quantidade de massa muscular quando comparada ao público masculino, claro que por questões fisiológicas, e não se esquecendo do assassino silencioso que caminha juntamente com elas, a osteoporose. Massa muscular e ossos são extremamente importantes a saúde, e é naturalmente que as mulheres podem dar maior importância as articulações esquecendo totalmente da massa muscular.

 

Os primeiros sinais da sarcopenia são notados com o decorrer da idade, os músculos vão minguando de pouquinho em pouquinho, e isso acaba não sendo muito notado, pois todos sabemos que com o passar da idade o metabolismo também é condenado e o aumento de peso é algo que simplesmente aparece. Com isso, não é possível verificar a diminuição da massa muscular, pois o peso tende a subir.

É claro, que há dezenas de outros fatores fisiológicos dos quais podem ser uma agulha no palheiro, como a queda hormonal, e logo diminuição da síntese proteica. Que assunto chato hein? E olha, ainda tem muito mais para vir se não for tratado.

De brinde, ainda tem doenças cardiovasculares, aumento da gordura abdominal, problemas gastrointestinais, desnutrição, e uma taxa ruim na glicose. E você achando chato o número de velinhas no bolo né?

Senhoras e senhores é possível atrasar os processos da sarcopenia sim!

Ou seja, se mexendo o quanto antes. Largue o seu controle remoto e pare de ver aquela novela da tarde.

A prevenção da sarcopenia ocorre antes dos 40 anos, é hora de começar a fazer um estoque de massa muscular, para que no futuro você já tenha seu estoque. Caminhadas e atividades fisícas podem ajudar, mas nada melhor do que a musculação. Procure um professor de educação física e bora mexer o esqueleto.

A dieta é outro fator fundamental para prevenção da maligna. Portando, procure um nutricionista.

 

Como eu faço para Sarcopenia não chegar logo?

O futuro chegou e os suplementos alimentares podem ser extremos aliados nessa guerra. Suplementos proteicos como Whey protein que é uma proteína que ajudaria a complementar e ajudar na recuperação, e tendem a melhorar a densidade óssea e melhora na massa muscular. Outro suplemento que ganhou a atenção é a Leucina que é um aminoácido, ajudaria a melhorar a síntese proteica, e atenua na perda de massa magra, podendo ser incluído nessa etapa a Vitamina D, a menos que você more na praia.

Como pode ser visto essa batalha só depende de você. Controlar os efeitos indesejáveis da sarcopenia pode refletir em diversas maneiras na saúde geral.

1 Comentários

  1. Silvanasays:

    Descobri essa semana que tenho a sarcopenia estou muito triste. Tenho 45 anos sou mãe de linda menina de 11 anos .

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"