Óleo de cártamo: o que é e como tomar

Óleo de cártamo: o que é e como tomar
Avalie este conteúdo!

Quem está buscando diferentes formas para emagrecer com certeza já deve ter se deparado com o nome óleo de cártamo. Muitos alegam que ele é o melhor dos óleos pelas muitas vantagens que traz ao organismo, enquanto ainda mantém sua função emagrecedora. Seja qual for seu conjunto de vantagens, ele realmente é peculiar e, por isso, vamos descobrir tudo sobre.

O que é o óleo de cártamo?

O óleo de cártamo é extraído da planta de mesmo nome, que atualmente é cultivada em diferentes países do mundo, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. Essa extração, direta da semente da flor, é usada como suplemento alimentar por trazer muitos benefícios à saúde.

Atualmente, o mercado oferece dois tipos de óleo de cártamo, o monoinsaturado e o poli-insaturado. A diferença entre esses dois se dá, principalmente pela diferença na composição.

Óleo-de-Cártamo-em-Cápsulas

O óleo de cártamo monoinsaturado é rico em ácido oleico (ômega 9), enquanto o óleo de cártamo poli-insaturado possui mais ácido linoleico (ômega 6). Além dessa diferenciação básica, a opção monoinsaturada é utilizada como óleos culinários, já que pode ser esquentado e substitui outros óleos, como o de oliva, soja ou girassol.

Já o óleo de cártamo poli-insaturado, no entanto, é o encontrado em cápsulas de suplemento alimentar, e também sendo considerado mais sensível (sua temperatura, por exemplo, precisa ser controlada). Para o caso, é este óleo que nos diz respeito, já que ele contém o ômega 6, que beneficia o funcionamento do organismo humano, mas que não é produzido por ele – sendo necessária a ingestão.

Quais as propriedades do óleo de cártamo?

A composição do óleo de cártamo é seu principal chamariz: segundo os estudos, há um consenso de que ele seja mais de 80% feito de ácido linoleico e algo entre a faixa de 10% e 15% de ácido oleico. Como você já viu acima, esses são os nomes menos conhecidos para ômega 6 e ômega 9, respectivamente.

Além disso, o óleo também é rico em vitamina E, que além de ser um excelente oxidante, também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, no sistema imunológico como um todo e também faz bem para a pele.

vitaminae_2

Principais benefícios do óleo de cártamo?

Esses estudos sobre o óleo de cártamo ainda continuam sendo feitos; ainda assim, muito dessa análise apresenta conclusões positivas, mostrando o suplemento como uma excelente opção para diferentes públicos.

A ingestão diária do óleo beneficia quem deseja emagrecer, pois o ômega 6 funciona como uma espécie de catalisador, queimando gordura. O detalhe é que o processo, na verdade, queima a chamada gordura boa, fazendo com que o organismo busque mais energia na chamada “gordura branca”, que é exatamente aquela que muitos procuram perder, localizada em regiões como barriga, cintura e também no quadril.

Mais do que esse benefício:

  • O óleo de cártamo vai ajudar a controlar o seu apetite, pois ele regula os hormônios responsáveis pelas sensações de fome e sede;
  • Também ajuda a controlar a glicose no organismo, sendo benéfico para quem sofre de diabetes;
  • Ajuda a fortalecer pele e cabelo, podendo deixar ambos mais saudáveis.

Saiaoasfn

Possíveis contraindicações do óleo de cártamo

Apesar de todos esses benefícios, o ideal é que uma pessoa conheça suas limitações para iniciar a ingestão. Isso porque os efeitos podem não ser indicados para algumas situações como pessoas que possuem problemas de coagulação sanguínea ou doenças hemorrágicas, já que óleo de cártamo tem propriedades coagulantes, o que pode causar alteração no sangue.

Mulheres grávidas também estão sujeitas a restrições para ingerir o óleo de cártamo, o ideal é que antes de qualquer coisa, o médico responsável pela gestante seja consultado e apenas com sua permissão o suplemento seja ingerido.

cartamo-620x330

Outra restrição também encontrada é com relação a possíveis alergias a plantas da família Asteraceae (conhecida principalmente por flores como margarida de crisântemo). Neste caso, é possível que a alergia desenvolva um grau ainda mais complicado.

Onde comprar óleo de cártamo

Na NewNutrition, é possível encontrar o pote de Óleo de Cártamo + Cromo contendo 120 cápsulas. O suplemento alimentar tem 2000 mg de Cártamo e 100% do valor diário recomendado de cromo, disponíveis em apenas uma dose (duas cápsulas). Essa é a solução mais prática para quem busca tornar o suplemento parte de sua dieta, pois a porção diária já tem a quantidade necessária para cada pessoa.

oleodecartamo_2

Na página do Óleo de Cártamo é possível conferir toda a tabela de informação nutricional, com detalhes acerca do valor energético, gorduras (saturadas, monoinsaturadas e poli-insaturadas) e tantos outros detalhes como indicações e sugestões de como e quando consumir.

E se você procura outras opções de óleo para emagrecimento, algumas delas podem ser conferidas neste texto sobre As vantagens da ingestão de óleos emagrecedores na dieta. Em especial, a postagem apresenta mais informações sobre Óleo de prímula e também sobre o Óleo de linhaça.

 

 

Veja também: 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"