O que é colágeno hidrolisado e para que ele serve?

O que é colágeno hidrolisado e para que ele serve?
5 (100%) 9 votes

Existe uma substância que pode praticamente fazer milagres, afinal de contas, ela deixa a pele melhor, o cabelo mais sedoso e, de quebra, ainda ajuda a emagrecer. Tudo de bom, não é?

O nome desse produto milagroso é colágeno hidrolisado, uma proteína estrutural que, como o próprio nome dá a entender, tem um papel muito importante na estruturação dos fios, cabelos e unhas.

Se você quer entender melhor o que é colágeno hidrolisado, para que ele serve e como pode ajudar você a ficar mais bonita, não deixe de ler essa postagem!

O que é colágeno hidrolisado

O colágeno hidrolisado é a composição de diversos aminoácidos que, juntos, ajudam a formar um novo colágeno no corpo. É derivado do osso bovino e da cartilagem. Pode parecer um pouco estranho, mas é assim mesmo.

Normalmente, o osso passa por um processo de trituração, depois é moído, desengordurado ou embebido com um ácido para que seja possível eliminar o cálcio. Depois disso, ele é tratado e dissolvido em partículas pequenas e, em seguida, desidratado.

Esse processo pode parecer sem sentido, mas faz com que haja pequenos aminoácidos, intactos e sem nenhum tipo de dano. Esses aminoácidos podem ser absorvidos de maneira mais rápida na sua corrente sanguínea e, como você pode imaginar, já que o colágeno é uma proteína estrutural, ele será usado como blocos de construção no seu corpo.

Quais são os benefícios

Os benefícios são muitos, fazendo com que muitas pessoas façam o uso do colágeno. Veja alguns deles:

Ótima fonte dessa proteína

A melhor fonte de colágeno conhecida é a carne bovina, mas o suplemento tem quantidades muito mais relevantes, ajudando todos os processos que ele faz parte. Para você ter uma noção melhor, o colágeno é a proteína mais encontrada no nosso corpo, mas, ainda assim, é difícil obter com a alimentação.

E tendo essa substância em bons índices do seu organismo, você deixa sua pele, cabelos e unhas mais bonitos!

Ajuda a emagrecer

Esse é o ponto alto e pode ser que você tenha começado a ler essa postagem porque sabe que o colágeno emagrece. Como é livre de gorduras e sem adição de açúcares, pode ser que ajude sim. Além disso, o colágeno preenche o estômago de maneira muito rápida, prolongando aquela sensação de saciedade e fazendo com que você coma menos.

Assim, você consegue perder alguns quilos com mais facilidade e ainda pode se atentar para não cometer erros muito comuns no processo de emagrecimento.

Faz bem para os ossos

O colágeno é o principal componente dos ossos, tendões e cartilagens. Por isso, promovendo o consumo, você consegue fazer com que essas estruturas sejam mantidas por mais tempo e com uma qualidade superior.

Se você malha pesado e quer ter resultados melhores, o colágeno hidrolisado também pode ser um grande aliado. Como tem o poder de melhorar a condição das suas articulações, você vai precisar se preocupar menos com as condições dos joelhos e dos quadris.

Repõe a perda dessa substância

Depois dos 30 anos, começamos a perder colágeno a cada novo ano, já que o corpo diminui a capacidade de fabricá-lo. Então, para não sofrer os efeitos da sua perda, nada melhor que consumir através da suplementação, não é? E é justamente isso que o colágeno hidrolisado faz!

Para entender melhor, depois dos 50 anos, a produção de colágeno vai para mais ou menos 35%, fazendo com que muitas mulheres sintam que a elasticidade e a hidratação não são mais as mesmas. Depois disso, as rugas, celulites e flacidez aparecem com mais facilidade. Mas você também pode se adequar e se alimentar melhor, inclusive com alimentos antienvelhecimento.

Como funciona no organismo

Uma das principais atribuições do colágeno é formar as fibras que dão sustentação à pele, mas, como falamos, ela também pode beneficiar o cabelo, as unhas e outras partes do corpo. Ou seja, ele basicamente faz com que seu corpo funcione melhor por dentro e ainda fique mais bonito por fora.

Como ter uma dieta com colágeno?

Você precisa ingerir os alimentos certos para ter o colágeno no seu organismo. Essa lista inclui a carne magra — seja de frango, peixe ou boi —, ovo, legumes, verduras, frutas e castanhas. Essa combinação é perfeita para seu corpo consiga absorver o colágeno que você ingere.

Colágeno hidrolisado faz mal?

Muitas pessoas ainda discutem se o consumo de colágeno faz mal ou não para o seu corpo. Na verdade, ainda existem poucos estudos e é um pouco difícil ter uma conclusão muito certa quanto a esse assunto. Entretanto, os principais estudos desenvolvidos revelam justamente que o consumo dessa proteína pode fazer muito bem para o organismo e para a manutenção das suas condições.

Mas, antes de sair consumindo por conta própria, talvez seja melhor conversar com seu nutricionista ou médico para considerar a necessidade. Além disso, eles podem avaliar a qualidade da sua alimentação e se você está levando uma vida saudável, já que essa combinação pode estimular a produção de colágeno pelo seu próprio corpo, de maneira natural. E tem mais: quanto melhor for a sua alimentação, mais fácil ele será absorvido ao seu organismo.

Vale lembrar que os possíveis riscos e efeitos colaterais também variam bastante, dependendo muito do tipo de colágeno, quantidade tomada e o tipo de tratamento que você optar.

Como consumir?

Você pode consumir o colágeno hidrolisado de várias maneiras diferentes. Veja algumas delas:

Em pó

Boa maneira de diminuir a fome e promover a saciedade por mais tempo. Você pode consumir diariamente entre 8 e 10 gramas, mas é melhor garantir a quantidade ideal com seu nutricionista. Você pode adquirir e ingerir o colágeno em pó de diversas maneiras, como no iogurte, na água e em seus sucos e outras bebidas favoritas.

Cápsula

Se você não gosta de nada muito doce, pode consumir as cápsulas. Mas, para atingir a dose ideal, talvez tenha que ingerir mais ou menos 10 cápsulas por dia, sem contar que não traz tanta saciedade.

Água aromatizada

Algumas marcas fazem isso na garrafinha, sendo o ideal entre 300 e 360 mililitros.

Bala/Bombom

Opções com menos colágeno, mas que pode ser muito usada para complementar o consumo diário que você deve fazer da proteína.

Agora você já sabe tudo sobre o que é colágeno hidrolisado, seus benefícios e por que ele deve fazer parte da sua alimentação. Se você ainda ficou com alguma dúvida ou gostaria de algum esclarecimento, não deixe de comentar no espaço abaixo. Nos encontramos em breve! Até lá!

5 Comentários

  1. Walter Borges de Melosays:

    Gostei muito sobre esta matéria sobre os benefícios do colágeno. Iniciei tomando colágeno em pó todas as manhãs ante de ir para o trabalho. Comecei esta semana. Parabéns pela explicação cientifica de alto nível. Se houver mais informações me envie pelo e-mail.

    Atenciosamente,

    Walter Borges

  2. Maristela Vidottosays:

    Gostaria de saber colágeno hidrolizado é uma vitamina e se for, se ha alguma restrição do uso por quem, com eu, ja teve câncer.
    Estou no controle da doença ja ha três anos mas os médicos dizem que vitamina sintética é proibido pra mim.
    Desde ha agradeço a atenção

    • Boa tarde Maristela,
      O colágeno é na verdade uma proteína de origem animal (bovino)
      O mesmo possui dentro de sua composição vitaminas e minerais sintéticas.
      Como seu médico já lhe disse sobre o uso de vitaminas sintéticas, recomendamos que evite o produto ok?

  3. Maurasays:

    Boa noite. Gostaria de saber se colageno hidrolizado é perigoso pra pessoas q tenham pressão alta. Ou se não tem problemas em tomar o colageno

  4. Maria de Fátima Silvasays:

    Vou começar tomar colágeno hidrolisado que contém 1000 gramas de vitamina C, qual a quantidade de cápsulas que devo tomar por dia.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"