CrossFit ou musculação no ganho de massa muscular?

CrossFit ou musculação no ganho de massa muscular?
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Neste conteúdo você irá entender quais são as diferenças entre essas duas modalidades e qual é a mais adequada para quem busca ganhar massa muscular. Será CrossFit ou talvez seu treino de musculação? Veja agora!

Qual a diferença entre musculação e CrossFit?

Se você é aquele que busca um corpo de atleta de fisiculturismo e quer fazer CrossFit, já pode começar mudando de ideia, pois um atleta fisiculturista possui hábitos e treinamentos bem diferentes de um atleta CrossFitter. Em maior parte da vida de uma atleta de fisiculturismo, o mesmo passa por períodos onde precisa ter um aumento do seu peso, a fase chamada por ‘’bulking’’. Consiste então, em aumentar as calorias da dieta de forma bem radical, e isso não seria uma rotina para um atleta de CrossFit, pois seus objetivos vão além da estética, ele precisa manter o peso para manter agilidade, explosão e força.

 

Pré-treino

CrossFit no ganho de Massa muscular

Se você então tem como objetivo construir um corpo atlético, o CrossFit então é o esporte ideal a ser escolhido. Você irá construir massa muscular e diminuir seu percentual de gordura. De uma forma simples de entender o treinamento dos esportes, o CrossFit irá englobar atividades como levantamento de peso olímpico, ginastica, atletismo, movimentos resistidos (acessórios) entre outros, sendo então um esporte multifuncional. Atletas de CrossFit não buscam estética como objetivo, e sim performance.

Musculação no Ganho de massa muscular

Ao contrario do fisiculturismo, onde o objetivo principal é a estética. Na musculação o treinamento então se torna mais focado em contrair músculos e não levantar altas cargas. Os praticantes se tornam severos em treinamentos mais curtos, porém de alta intensidade.

Como ganhar massa muscular?

Ganhar massa muscular em certo ponto, não há muito segredos assim. Em ambos esportes você irá ter retorno estético. O que irá determinar então nesse momento se você está ganhando massa muscular é a forma que se alimenta.
Vamos a algumas regras básicas para ganho de massa muscular.

Balanço energético 

É importante entender uma simples equação de balanço energético: Calorias entram e calorias saem

Para ganhar massa muscular é preciso criar um ‘’Plus’’. Isso significa que as calorias que entram são maiores do que as que são queimadas.

Essas calorias são aquelas que você obtém dos alimentos e suplementos alimentares.
Porém, as calorias que são queimadas se tornam então mais complexas.
TMB: taxa metabólica basal = Às calorias que são queimadas quando você está em repouso (sem fazer nada).
Atividade física: As calorias queimadas durante o treinamento.
GET: Gasto energético total = andar, levantar por exemplo.

Sendo assim, para aumentar as calorias há algumas opções a serem seguidas:
1- Coma mais, e mova-se menos.
2- Coma mais e mova-se na mesma frequência.
3- Coma o mesmo e se mova menos.

A opção correta é:

‘’Coma mais e se movimente adequadamente’’.

A receita então para ganhar massa muscular

1 – O atleta precisa adequar seus micronutrientes e macronutrientes
(proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais)
2 – Seu treinamento deve ser sempre desafiador, adicionar estratégias novas, volume e intensidade, como se fosse a primeira vez que seus músculos estivessem recebendo o estimulo.

3 – Sabemos que em tempos atuais manter a calma é uma tarefa árdua, porém níveis altos de estresse aumentam um hormônio chamado cortisol. O mesmo atrapalha a recuperação e logo o ganho de massa muscular.

4 – Tenha um sono de 7-8h por dia. E claro durma bem! Não basta ter essa quantidade de sono, se você sofre de problemas noturnos, como insônia.
5 – lembre –se que a quantidade mínima de água ao dia é 2l, porém cada um tem a sua necessidade, para saber corretamente quantos litros você precisa ao dia, consulte um nutricionista. Além de se manter hidratado, a água irá auxiliar no transporte de nutrientes.

Conclusão

Seus objetivos então irão depender muito do estimulo dado, isto é, alimentação adequada, descanso e bom treinamento. CrossFit e musculação possuem muitas diferenças, sendo um com atividades mais anaeróbicas e o outro mais aeróbico, porém ambos são de alta intensidade e contribuem para ganho de massa muscular.

Gostou? Veja também nosso conteúdo: Como se alimentar para obter Hipertrofia

1 Comentários

  1. Genilson Lucassays:

    Olá, muito pertinente esse esclarecimento por especialistas no assunto já que nas redes sociais existe muito blá, blá, blá.

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