Conheça 6 mitos sobre suplementos nutricionais

Conheça 6 mitos sobre suplementos nutricionais
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Além de força de vontade, a prática de atividades físicas também exige muito compromisso e planejamento. Afinal, você deve levar a academia a sério em todos os sentidos, exercitando-se com responsabilidade e unindo isso a outras práticas saudáveis e a uma boa qualidade de vida.

Ao investir nesses caminhos, muitos também sonham em conseguir aquele corpo invejável. Nessa hora, entram os suplementos nutricionais: quem incrementa a atividade física do dia a dia logo pensa em adotar hábitos que ajudem a maximizar seu potencial, alcançando desempenhemos mais favoráveis e, ao mesmo tempo, esteticamente agradáveis para o corpo que você deseja ter.

Entretanto, nem todo mundo tem as informações necessárias para dar o primeiro passo rumo à suplementação nutricional segura, já que existem muitos rumores a respeito do assunto. Pensando nisso, no post de hoje, esclarecemos os cinco maiores mitos sobre suplementos nutricionais. Continue a leitura, informe-se e siga esse caminho sem riscos à sua saúde!

1. Suplementos nutricionais substituem a alimentação

Muitas pessoas acreditam que suplementos nutricionais podem substituir a alimentação regular, já que possuem diversas substâncias e componentes também presentes no almoço e no jantar. Outras vão além e, pela praticidade oferecida pelos suplementos, questionam-se se podem fazer a substituição por causa da falta de tempo para preparar refeições completas com frequência.

No entanto, a resposta está no próprio nome! Os suplementos nutricionais servem para suprir, ou seja, complementar a dieta regular de uma pessoa, jamais sendo capaz de substituir uma bela e saudável refeição tradicional.

Lembre-se de que o ganho de massa muscular funciona mesmo apenas quando a alimentação e a suplementação estão em harmonia. Isso permite que o corpo tenha a energia necessária para realizar todas as suas atividades e, no final do dia, descanse corretamente para recuperar as fibras dos músculos cansados.

2. Tomar suplementos faz mal à saúde

Esse também é outro mito muito difundido atualmente. Obviamente, tudo o que é consumido em excesso faz mal ao organismo, mas se a suplementação acontece com moderação, sob a consulta de um nutricionista e acompanhada de atividade física, não há perigo algum.

Problemas nos rins, por exemplo, só são associados aos suplementos quando estes são consumidos de forma muito exagerada, especialmente os que possuem proteína em sua composição. No entanto, a formação de pedras e cálculos renais ocorre quando o organismo já está muito sobrecarregado, algo que não acontece quando os suplementos são consumidos corretamente.

Outro problema é o ganho indesejável de peso. Os hipercalóricos, por exemplo, são conhecidos justamente por sua riqueza de carboidratos e proteínas. Por isso, frequentemente os enxergamos como culpados pelo excesso de peso, quando na verdade isso é um problema resultante da má alimentação.

Quando consumimos suplementos nutricionais da maneira correta, respeitando os limites do nosso corpo e praticando exercícios físicos, eles proporcionam diversos benefícios à saúde, garantindo resultados excelentes e seguros.

3. Suplementos sempre garantem ganho muscular

Algumas pessoas pensam que suplementos fazem milagres e, ao tomá-los, conseguirão excelentes ganhos musculares, sem dúvida alguma e independentemente do produto consumido. Além disso, há também quem ache que melhores ganhos e resultados são alcançados quando ingerimos uma grande variedade de suplementos, ou quando tomamos uma alta concentração deles por dia.

De certa forma, os suplementos ajudam mesmo na melhoria da saúde do indivíduo, já que seus componentes auxiliam na manutenção do organismo. Porém, isso não irá resultar em ganho de massa muscular caso não haja esforço e dedicação na academia. Lembre-se: tudo deve ser feito com compromisso e na dose certa! Além disso, é fundamental procurar o suplemento que melhor se encaixa no seu objetivo. Com isso em mente e com muita dedicação, os resultados aparecerão naturalmente.

4. Quem possui uma dieta equilibrada não precisa de suplementos nutricionais

O que seria uma dieta equilibrada? Geralmente, pratos coloridos e substanciosos passam a ideia de que fornecerão todos os nutrientes necessários à manutenção do corpo, mas isso nem sempre é verdade.

Diferentemente do que muitos pensam, uma dieta equilibrada não é feita sem estudo e planejamento. Muito pelo contrário! Uma alimentação realmente correta requer muito conhecimento nutricional e disposição, pois além de saudável e nutritiva, também precisa se enquadrar no estilo de vida de cada um.

Portanto, ao contrário do que o mito diz, os suplementos nutricionais são muito importantes também para as pessoas que se alimentam bem. A combinação entre uma dieta equilibrada e a suplementação adequada é excelente para quem pratica exercícios físicos, pois permite que seu organismo consiga grande parte dos nutrientes essenciais para seu bem-estar corporal.

5. Suplementos não podem ser consumidos por idosos e crianças

Esse é um assunto que gera bastante discussão e, atualmente, tem-se a ideia de que apenas adultos antes da terceira idade podem tomar suplementos nutricionais. O rumor vem da ideia de que eles estariam mais aptos a enfrentar mudanças em seus organismos e em maior contato com a prática de atividades físicas, quando comparados às crianças e aos idosos.

No entanto, isso não passa de outro mito, pois a suplementação comprovadamente ajuda os idosos a evitar a osteoporose, auxiliando também na manutenção da massa muscular. Até mesmo as crianças já estão descobrindo os benefícios dos suplementos nutricionais: na fase de crescimento e por estarem em constante movimento, o hábito potencializa os nutrientes consumidos.

6. A suplementação é apenas para atletas profissionais

Muitos acreditam, também, que os suplementos são voltados apenas aos atletas profissionais. Diante desse mito, lembramos que, seja você um praticamente de atividades de definição corporal, exercícios voltados à hipertrofia ou simples caminhadas na esteira, você já é um atleta — mesmo que, de certa forma, amador. Portanto, quando feita de forma correta e equilibrada, a suplementação é bem-vinda para todos nós.

A suplementação nutricional é cada vez mais discutida, pois é algo novo que ainda está conquistando seu espaço. Assim como tudo aquilo que é novidade, o assunto traz inseguranças e mitos, deixando aqueles que não estão a par da situação desconfiados.

Por isso, buscar a verdade através do conhecimento e da informação é sempre o melhor caminho a ser tomado. Agora, você é capaz de deixar a desconfiança de lado e ter certeza nos passos que está tomando para sua saúde e desempenho físico. Com nossa desmitificação dos principais rumores que cercam os suplementos nutricionais, você será capaz de fazer uso deles sem riscos e de forma extremamente benéfica.

E então, você já tinha se deparado com ou ouvido falar de algum desses rumores sobre suplementos nutricionais? Como é sua rotina de alimentação e atividades físicas? Tem outras dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

1 Comentários

  1. Fábio Santossays:

    Tomo cafeína e BCAA meia hora antes de ir para à academia. Eu faço 30 minutos intercalando entre corrida e caminhada na esteira, e depois faço meu treino de musculação ( peito, costas ou pernas, conforme acompanhamento do professor da academia).
    Ao terminar o treino vou pra casa e tomo novamente o BCAA e meu Whey Protein.
    Na sequência, costumo jantar: salada de alface e tomate; um pouquinho de azeite de oliva; limão; 02 ovos cozidos ou filé de frango. Antes de dormir tomo o ZMA.
    Depois de tudo isso procuro dormir em média 8h por noite.
    Resultado: em 03 meses emagreci 11kg e meu corpo já está começando a dar sinais de definição muscular…
    Estou muito feliz com os resultados!
    Comprei Whey, BCAA, cafeína e ZMA da New Nutrition e estou gostando dos resultados!

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