5 regras básicas para chegar a definição muscular

5 regras básicas para chegar a definição muscular
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Em termos de estética, a definição muscular é tão importante quanto a hipertrofia. 

Um corpo que apresenta um bom nível de desenvolvimento muscular, somado a um baixo percentual de gordura, terá um aspecto estético muito mais chamativo. Mas de que forma podemos atingir a definição muscular? Existem formas de potencializar este processo?

Inicialmente é muito importante entender que a definição muscular é um aspecto multifatorial. Existem diferentes coisas atuando para que ela ocorra. Mas para não ficar tanto em algo vago, iremos partir para as 5 regras básicas para chegar a definição muscular!

Definição muscular, 5 regras fundamentais!

1. A base é sua dieta:

Não existe treino para definição muscular! Ponto! Desculpe se acabamos com suas expectativas. Definição muscular se baseia em um ponto fundamental, a dieta. Desta maneira, é muito importante que ela seja alinhada as suas necessidades, para que haja um processo otimizado de lipólise. Para isso, é fundamental que haja um balanço calórico negativo, para que tenhamos um processo de catabolismo (principalmente de gordura).

O treino complementa, mas se a dieta não for muito bem alinhada, não haverá resultados consistentes! Um dos pontos mais importantes não é apenas contar as calorias, mas sim ter um bom balanço nutricional, com uma boa oferta de nutrientes, sem uma elevada ingestão calórica. Quem pode fazer isso por você? Um bom nutricionista. Só ele.

2. Treinos de ordem metabólica em maior proporção

Não existe treino para definição muscular, pois ele sozinho, não traz resultados. Porém, ao adaptar as variáveis, teremos um resultado potencializado. Neste sentido, os treinos resistidos de ordem mais metabólica, são os mais indicados. Para isso, usamos menos carga (fundamental para treinos feitos em casos de ingestão calórica menor), mais repetições e intervalos de descanso mais curtos. Isso fará com que tenhamos um estímulo mais adequado para a lipólise.

É lógico que isso precisa ser pensado em uma periodização e alinhado com a dieta, mas de forma geral, os estímulos metabólicos são fundamentais nesta fase!

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3. Prefira movimentos multiarticulares

Os resultados para a definição muscular podem ser potencializados com um aumento do gasto calórico. Neste sentido, movimentos que se baseiam em mais de um motor primário, são mais indicados. Na prática, ao invés de você utilizar movimentos como a cadeira extensora, utilize o agachamento, avanço, Leg Press e outros.

Isso irá provocar um aumento considerável em seu gasto calórico, pois haverá uma resposta hormonal mais acentuada e principalmente, teremos mais músculos grandes sendo trabalhados.

A não ser que você tenha alguma questão de assimetria, ou trabalho muscular específico, podemos basear o treino quase que por inteiro nestes movimentos. Mas voltamos a frisar que isso deve ser feito por um profissional capacitado!

4. Carboidratos simples devem ser evitados ao máximo

Assim como alguns tipos de gordura, os carboidratos simples devem ser evitados na fase de definição muscular. Além de na grande maioria dos casos, eles serem calóricos e pouco nutritivos, temos ainda a questão envolvendo o armazenamento de gordura.

Como eles são absorvidos muito rapidamente pelo organismo, acabam sendo estocados em forma de gordura. Ou seja, eles viram tudo o que alguém que busca a definição muscular, não quer! Por isso, eles devem ser praticamente eliminados da dieta nesta fase!

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5. Treino, dieta e descanso, a base para qualquer ganho!

Se você não teve um bom treino de hipertrofia, será mais difícil ter resultados com a fase de definição muscular. Mas independentemente disso, o tripé continua o mesmo: treino, dieta e descanso. Tudo alinhado ao que você busca e a melhora da qualidade de sua composição corporal! Se um destes itens está desalinhado, você não tem resultados.

Estas são as 5 bases para que você tenha bons resultados em termos de hipertrofia. Se um destes itens estiver desalinhado ou esquecido, os resultados não acontecerão!

2 Comentários

  1. FÁBIOsays:

    Ótimo texto, muito esclarecedor!

  2. Maria José Rodriguessays:

    Excelente materia; Amei e muito obrigada.

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