10 alimentos antienvelhecimento para incluir na sua dieta

10 alimentos antienvelhecimento para incluir na sua dieta
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Encontrar soluções saudáveis para manter o bem-estar do corpo e da mente está entre as principais prioridades do ser humano. Com a correria do dia a dia: trabalho, casa, filhos, ônibus lotado, trânsito, etc., pode parecer difícil manter uma alimentação saudável. No entanto, com o consumo de alguns alimentos é possível deixar o corpo mais leve e mais jovem! No post de hoje, você conhecerá 10 alimentos antienvelhecimento e os benefícios de cada um deles para o organismo.

Uvas vermelhas

Considerada por muitos terapeutas como uma das mais preciosas frutas, a uva é estimulante das funções hepáticas, possuindo a mesma base de muitos remédios farmacêuticos para o fígado. As uvas contêm cerca de 20 antioxidantes que, em conjunto, combatem os radicais livres que desencadeiam o envelhecimento. Esses antioxidantes encontram-se nas cascas e nas sementes. E é justamente por isso que as uvas vermelhas são tão poderosas.

Ela possui um alto teor de quercetina, que é um oxidante componente do antienvelhecimento. Para fazer um suco delicioso de uva vermelha, basta bater no liquidificador um copo de água e algumas uvas com casca e sementes e depois coar. Bem fácil! Ele deve ser consumido isoladamente para que todas as suas propriedades nutritivas sejam aproveitadas.

Sementes de girassol

As sementes de girassol são ótimas para agir contra o envelhecimento. Isso porque, elas possuem fontes de vitamina E e betacaroteno, eficazes para manter a pele saudável, macia e fresca. O betacaroteno protege a pele dos danos solares e a vitamina E age contra os danos de radicais livres, além de prevenir na formação de cicatrizes e rugas.

A semente de girassol é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais. O óleo desta semente pode ser usado no preparo de saladas e lanches. A semente também pode ser utilizada como forma de petisco, e pode ser usada também como incremento em receitas de pães, bolos ou farofas. O consumo ideal é de uma colher de sopa ao dia.

Cenoura

As cenouras são além de deliciosas, saudáveis. Rica em vitamina A, ela é ótima para a pele, prevenção do cancro e tem ação antienvelhecimento.

A cenoura possui também um alto nível de betacaroteno, que atua como antioxidante contra danos celulares, retardando o envelhecimento das células. Seu consumo pode ser feito de forma simples: crua ou cozida. Ela acompanha saladas e pratos doces ou salgados. O recomendado é de, pelo menos, uma cenoura por dia.

Azeite de oliva

O azeite de oliva extravirgem é rico em gorduras monoinsaturadas. Ele é feito com as “gorduras boas”, em forma de ácidos graxos de ômega 3. Essas gorduras são benéficas para o coração, circulação da pele e digestão. Todos esses fatores levam a um organismo mais saudável e com isso, a uma vida longa. O recomendado é ingerir duas colheres de sopa por dia. O azeite é um tipo tempero para saladas e acompanhamentos.

Abacate

O abacate é uma fruta deliciosa e rica em vitamina E, o que deixa a pele e cabelo mais brilhantes. Além de manter as rugas longe do rosto! O abacate é rico em ômega 3 e é um dos alimentos mais alcalinizantes (capazes de equilibrar a acidez do sangue). A fruta pode ser consumida todos os dias, porém, no máximo cem gramas diárias. Ela vai bem no café da manhã, na vitamina, na sobremesa… Opções não faltam!

Ovos

O ovo é uma fonte importante de proteínas e nutrientes, além de fazer bem para a visão, recuperação muscular e cérebro. O ovo possui uma substância chamada de colina, que é necessária para o bom funcionamento do corpo, atua nas células, fígado e no transporte de nutrientes. Na gema, pode ser encontrado o HDL, que é o famoso “colesterol bom”, ele limpa as artérias e protege todo o organismo.

Na clara há uma das proteínas vitais para a saúde: a albumina. De forma geral, o recomendado é o consumo de um ovo por dia. Porém, tudo pode variar de organismo para organismo. Cada corpo possui uma necessidade e restrição.

Feijão preto

O feijão preto é recheado de antioxidantes que melhoram a função cerebral. Os outros feijões também são bons para a saúde, mas o feijão preto é composto de gorduras saudáveis, magnésio, potássio, fibras e vitaminas do complexo B. Uma dose de 100 gramas diárias de feijão reduz em 38% o risco de um ataque cardíaco. Além de ser muito saboroso!

Iogurte

O iogurte equilibra a flora intestinal e auxilia na absorção dos nutrientes. Existem 6 milhões de bactérias probióticas por mililitro! O consumo regular de alimentos probióticos previne infecções, controla o colesterol, reduz o risco de câncer e melhora a imunidade. Vale lembrar que estamos falando do iogurte natural, livre de conservantes e de açúcar. Um copo por dia é o suficiente para o organismo aderir a tanta saúde!

Alho

O alho é um tempero delicioso e rico em componentes que combatem vírus, fungos e aquelas bactérias que causam infecções. Além disso, ele possui compostos fitoquímicos (ajoeno e alicina) que baixa os níveis de açúcar no sangue e tem ação antioxidante para a prevenção do câncer. Seus compostos também impedem a arteriosclerose e produção do mau colesterol. Um alimento antienvelhecimento fácil de ser encontrado e consumido. Especialistas sugerem a ingestão diária de um dente de alho grande ou dois pequenos (cru e amassado).

Ameixas secas

As ameixas contêm um mineral chamado boro, que desempenha um papel crucial na prevenção da osteoporose. Elas contêm também componentes fenólicos, que são reservas de oxidantes, que reduzem riscos de doenças do coração e redução do nível de colesterol.

A ameixa seca pode ser encontrada facilmente em mercados e feiras. O recomendado para consumo é de uma porção de três unidades (cerca de 30 gramas). Elas combinam com saladas de frutas, recheio de bolos, mas o ideal é consumir de forma isolada.

Alguns alimentos possuem fontes ricas de proteínas e vitaminas. Inseri-los no dia a dia é uma forma de se preocupar com a saúde e prevenir doenças. Os alimentos antienvelhecimento citados são simples de serem encontrados e consumidos, ou seja, você se alimenta bem e traz benefícios para a sua saúde!

Gostou do post? Conhece mais alimentos que são antienvelhecimento? Conte para gente nos comentários!

 
 

2 Comentários

  1. Anderson Nascimentosays:

    Muito bom! Faltou apenas um alimento que é considerado o terceiro melhor alimento de todos, perdendo apenas para o leite materno e o ovo! Trata-se do coco! Principalmente quando ele ainda esta verde e ainda mole, pois contem acido láurico e outros ácidos graxos que ajudam MUITO nosso corpo a ser mais saudável! 🙂

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